Zona azul volta í  terceirização neste ano





Cristiano Mota

Estudo da rua 11 de Agosto envolve levantamento de pontos críticos e está dentro de prioridades anunciadas pelo Departamento de Trânsito

 

Motoristas que circularem pelas ruas do município devem ficar atentos às novidades anunciadas pela Prefeitura. A administração programa para a segunda quinzena deste mês mudanças de mão de direção em, pelo menos, seis novos pontos.

As novidades incluem licitação para a terceirização da administração do sistema de estacionamento rotativo, a chamada zona azul, e uma central de monitoramento de acidentes. Essas duas devem ser implantadas também em janeiro.

Para a terceirização, o Executivo deve preparar processo licitatório para contratação de empresa especializada. O Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes) encaminhou ao setor de compras da Prefeitura pedido de abertura de licitação visando contratação para o gerenciamento do sistema.

“No começo de dezembro, enviei ofício, com urgência. Esse processo já está em andamento”, revelou o diretor do departamento, Francisco Antonio de Souza Fernandes, o Quincas. Atualmente, o sistema é administrado pela Prefeitura, exigindo destacamento de guardas civis municipais e de agentes de trânsito.

O rotativo havia sido assumido pela Prefeitura em 1º de julho de 2007. Na ocasião, o TCE (Tribunal de Contas) do Estado de São Paulo considerou irregular o contrato firmado em 2001 entre a municipalidade e a empresa Varca Scartena. Também na época, o Executivo retirou das ruas os parquímetros.

A terceirização é alvo de estudos da atual administração desde 2013. Em março daquele ano, o vice-prefeito e então secretário municipal de Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Aparecido Menezes, o Vicentão, anunciou a intenção de a Prefeitura realizar licitação para contratar empresa.

“Para o Executivo, já está certo. O que está sendo visto são os meios legais para definir o edital, para que não haja nenhuma dúvida e tudo seja transparente”, disse Quincas. Também conforme ele, após a conclusão do processo, a empresa poderá ter a liberdade de realizar estudos para avaliação da ampliação ou não do número de vagas do estacionamento rotativo.

A zona azul funciona na área central, compreendendo trecho entre a rua 7 de Maio e a Santa Cruz e a 7 de Abril e a Capitão Lisboa. “Fica nesse quadrante. O que acontece é que, para fugir do rotativo, os motoristas estão tomando as ruas paralelas a esse perímetro. Daí, surgem as reclamações”, adicionou.

Em paralelo a esse processo, o Demutt segue com projeto de implantação de uma central de gerenciamento de acidentes. Quincas explicou que o departamento ainda não definiu a sigla que será utilizada para definir o novo serviço. Entretanto, antecipou que ele vai utilizar um sistema integrado.

Para isso, o órgão reservou uma sala na qual será instalada um telão. A ideia é que ele exiba, em tempo real, todas as ocorrências de trânsito registradas no município. Os dados devem ser alimentados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, via internet a partir de trabalho que ficará a cargo do Departamento de TI (Tecnologia da Informação), da Prefeitura.

“Isso é algo muito importante e que venho discutindo com o prefeito (José Manoel Correa Coelho, Manu)”, relatou Quincas. “Nossa ideia é de ter dados concretos e atualizados. Onde houver um acidente, ele será reportado”, contou.

Além dos números de acidentes, o sistema poderá fornecer uma série de detalhes para o Demutt. Entre eles, quantidade de vítimas, idade, tipo de veículo envolvido, pontos de ocorrência e com maior incidência. “Nós vamos ter uma mensuração que vai ajudar até para argumentarmos quando recebermos um pedido de alteração de mão de direção e para prevenção”, disse Quincas.

Os planos são de que a central possa ser instalada até o final deste mês. Conforme o diretor, a central de gerenciamento será pioneira na região e dar maior subsídio para as campanhas de conscientização desenvolvidas pelo Executivo.

“No centro urbano não tem fatalidade, tem imprudência. Por isso, também continuamos com ação voltada à orientação sobre o trânsito em geral”, relatou.

A iniciativa segue neste mês com instalação de faixas em pontos a serem definidos pelo departamento. Quincas afirmou que a ação é realizada durante todo o ano em função do número de acidentes registrados no município.

“Não podemos ficar parados. Não dá para agir somente na Semana de Trânsito. Tem que ser constante. Em princípio, vamos usar faixas. Depois, vamos fazer ação maciça com apoio de outras instituições”, descreveu. Entre os colaboradores estarão o Lions Clube e “outros segmentos da sociedade”.

Também a partir deste mês, o Demutt promoverá divulgação das mudanças aprovadas pelo Conselho Municipal de Trânsito em reunião realizada no mês passado. Haverá sinalização e orientações a moradores antes das alterações vigorarem em seis ruas. As vias públicas terão o sentido de direção alterado.

São elas: Gentil Mota, localizada no Jardim Santa Rita de Cássia; 15 de Novembro, em trecho no sentido bairro/centro; Virgílio de Montezzo Filho e Nilzo Vanni, situada no Jardim Nova Tatuí; Poeta Guilherme de Almeida, no Jardim São Paulo, e Antonio Henrique da Silva, que fica na vila Esperança.

Quincas explicou que o conselho se reúne sempre quando há demanda. “Não temos como fazer encontros regulares, porque tudo depende das situações”. Composto por representantes da sociedade civil e do Executivo, o CMT é responsável pelas análises das solicitações apresentadas pelo Demutt.

Os membros com voto no conselho integram diferentes setores da sociedade, como a ACE (Associação Comercial e Empresarial), DER (Departamento de Estradas de Rodagem), empresa de ônibus Rosa, autoescolas, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo e de conselhos.

A reunião realizada no dia 19 de dezembro marcou o encerramento das atividades do conselho no ano e definiu o cronograma de trabalhos para o início de 2015. Quincas disse que os encontros aconteceram com menos fre-quência em 2014 do que em 2013, justamente porque a maior parte das adequações solicitadas havia sido realizada no primeiro ano da atual administração.

“Em 2013, nós nos reunimos quase todo mês porque havia muito a se fazer. No ano passado, diminuímos o ritmo e realizamos a última votação em dezembro. São pontos que nós precisamos colocar em prática já”, destacou o diretor.

Além das mudanças de mão de direção nas ruas citadas, a Prefeitura deve finalizar neste semestre o projeto de modernização do acesso ao Jardim Santa Rita de Cássia. A melhoria inclui um novo dispositivo para entrada à rua Benedito Nunes de veículos que acessam o bairro pela rua Teófilo Andrade Gama.

“O acesso está praticamente concluído, o que está faltando é asfaltar um trecho de retorno”, descreveu Quincas. Quando o Executivo terminar o percurso, a rua Benedito Nunes deve mudar o sentido de direção, servindo somente para a entrada de veículos no bairro e não para que eles deixem o Santa Rita.

Atualmente, a via é mão dupla. Ela ganhará sinalização de solo (faixa de pare) e um triângulo no centro, para o direcionamento das direções a serem seguidas. Para deixar o bairro, os motoristas terão de passar pela rua Amália V. da Costa e pegar o acesso – que será asfaltado – pelo lado esquerdo.

Na rua Poeta Guilherme de Almeida, a alteração vai permitir o uso somente no sentido bairro/centro, exigindo que o trecho da rua Governador Pedro de Toledo, no Jardim São Paulo, também seja alterado. As duas vias são mão dupla e dão acesso ao fundo do prédio do Poupatempo e da Rodoviária “Pedro de Campos”.

O Demutt considerou o trecho “complicado” ao avaliar as condições de circulação em dois sentidos. Conforme Quincas, a mudança segue pedido apresentado pelos funcionários do Poupatempo, uma vez que parte das duas ruas é utilizada para estacionamento de veículos de servidores que atuam no local.

As solicitações são enviadas ao departamento por diversos meios. “Nós vamos colhendo sugestões. Há situações em que eu preciso de um abaixo-assinado da população para que proceda qualquer tipo de intervenção”, detalhou.

No caso do Poupatempo, Quincas disse que não houve necessidade de formalização. Segundo ele, como não há moradores no entorno, a medida foi acatada com base em estudo de viabilidade e para “dar mais segurança” aos servidores.

Ainda conforme ele, o pedido havia partido também de empresas de transporte de passageiros. O diretor afirmou que muitas delas tinham problemas quando precisavam parar os ônibus na rua por conta do fluxo de veículos.

Considerando essa situação, o departamento vai alterar a mão de direção da rua 15 de Novembro, no trecho que compreende a avenida Donato Flores e a travessa Romeu Picchi. A partir da segunda quinzena deste mês, o Executivo deve transformar o trecho em mão única no sentido bairro/centro.

Quem precisar acessar a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), por exemplo, terá de utilizar a rua Prudente de Moraes ou a Santa Cruz. A mudança não deve implicar em impacto na 11 de Agosto. Quincas afirmou que as duas vias paralelas (Prudente e Santa Cruz) garantirão “equilíbrio”, fazendo com que os veículos não circulem pela 11 de Agosto.

A alteração de trecho da rua Gentil Mota vale também para o sentido bairro/centro. Segundo Quincas, moradores e a empresa de ônibus solicitaram a mudança de mão de direção por conta do alto volume de veículos.

Em entendimento com os moradores, o Demutt vai manter o estacionamento dos dois lados da via, mas proibir a circulação no sentido inverso a Teófilo Andrade Gama. A medida visa dar mais segurança para quem se dirige à UBS (unidade básica de saúde) do bairro e ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Na mesma rua, a Prefeitura iniciou a construção de uma academia de ginástica ao ar livre e de uma escola. Os dispositivos devem aumentar ainda mais o número de pedestres em circulação pela região e em vulnerabilidade.

O mesmo critério foi utilizado pelo departamento para atender aos pedidos dos funcionários do fórum “Alberto dos Santos”. A queixa era de risco de acidente tanto a avenida Virgílio de Montezzo Filho como a rua Nilzo Vanni por conta do volume de veículos em circulação nos horários de pico (12h e 17h).

A maioria das solicitações passou antes por avaliação da Arco Sinal, contratada pelo Executivo para ações relativas ao trânsito. De acordo com o diretor do Demutt, técnicos da empresa realizaram estudos para verificar se as mudanças seriam necessárias e quais os impactos que elas poderiam produzir.

Em Tatuí, Quincas disse que a vencedora de certame está trabalhando em projetos para a rua 11 de Agosto. Para isso, está realizando testes e estudos em diversos pontos da via, com início na São Bento e fim junto ao acesso da rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127). O objetivo é melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança dos usuários, sem causar “grandes impactos”.

Entretanto, o Demutt tem autonomia para realizar intervenções “sem impacto”. Esse é o caso da mudança de preferencial da rua Capitão Lisboa. Quincas disse que o órgão está incumbido de realizar pequenas alterações quando elas não impliquem em tráfego ou que venham a alterar a realidade do trânsito.

Por outro lado, a Arco Sinal é considerada vital para outras ações. Entre elas, a implantação da chamada “linha verde”, anunciada em 2013. Ela consiste na sincronização de semáforos ao longo da rua 11 de Agosto, de modo a evitar que os motoristas gastem muito mais tempo que o necessário para cruzá-la.

Para a temporização, o Executivo deve investir na troca de todos os equipamentos (semáforos) existentes na via. O investimento só será possível a partir da conclusão do projeto. “Por isso, a necessidade da contratação de uma empresa especializada para todo o levantamento”, disse Quincas.

Segundo ele, se a Prefeitura não tivesse feito a contratação da Arco Sinal, não teria subsídios para realizar todo o trabalho. Do contrário, o Executivo teria de trocar um por um os semáforos instalados ao longo de toda a rua 11 de Agosto.

A via também pode ganhar mais um semáforo, este no cruzamento com a rua do Cruzeiro. O projeto está sendo analisado pela Prefeitura e pode mudar. No local, o Demutt pode implantar tanto a sinalização como uma faixa de parada.

Mais alterações

Outras três alterações devem vigorar nos próximos meses, sendo duas delas na rua São Bento. A primeira mudança diz respeito ao acesso da praça Adelaide Guedes (centro). Quem descer pela rua do Cruzeiro não poderá mais acessar a rua São Bento, pela rua que dá acesso ao CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

Motoristas que quiserem acessar a rua São Bento em direção à Etec (Escola Técnica) “Sales Gomes” deverão fazer o retorno na rotatória próxima ao Conservatório de Tatuí.

Da São Bento, o acesso de quem circula do sentido da rodoviária para a Praça da Matriz via 11 de Agosto também será alterado. Ele não será mais preferencial.

O Demutt vai mudar a preferencial para quem passa pelo semáforo da esquina da praça Cesário Mota (Junqueira) no sentido da rodoviária ou para acesso à 11 de Agosto. A razão é o alto fluxo de veículos que passam pelo local.

A terceira mudança no trânsito está sendo analisada. Trata-se da transformação em mão única de trecho da rua 7 de Setembro, que vai do Parque “Ayrton Senna” até a avenida São Carlos. De acordo com Quincas, a solicitação havia sido feita pelo MP (Ministério Público) a pedido de cidadãos.