São Bento





De volta à elite do futebol paulista, o São Bento de Sorocaba nunca deixou de ser querido e admirado pela sua história; sempre emocionante e de brilhar, quando se trata de revelar ótimos craques.

A zaga titular do Brasil, por exemplo, na Copa de 1974, na Alemanha, surgiu no clube: Luis Pereira e Marinho Perez, este, que havia passado antes pelo Estrada Clube, também de Sorocaba.

Zecão, Paulistinha, Aranha, Luisinho, Copeu, Gonçalves, Helio, Paraná e Mickey, grandes e talentosos jogadores que iniciaram seu futebol pelo chamado “azulão”. É viva ainda na memória a campanha e o time campeão de 1962, da então Segunda Divisão, e com isso passou a disputar na Divisão Especial, a elite da época do futebol paulista, ao vencer o América de São José do Rio Preto em partidas memoráveis.

A equipe de 1962, essa posada no antigo estádio Humberto Reali, era composta pelos jogadores, em pé: Julião, Odorico, Nestor, Paulinho, Ceci e Salvador. Agachados: Afonsinho, Cabralzinho, Picolé, Bazaninho e Paraná.

Lembrando que Renatinho, Raimundinho e o goleiro titular Valter também faziam parte dessa equipe, orientada pelo ex-craque do Santos e do Vasco, Wilson Francisco Alves. Belas e importantes recordações de uma época de ouro do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade