Ypiranga





Tradicional clube do futebol paulista, um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol, jogava em seu estádio da rua dos Sorocabanos no bairro do Ipiranga, na capital. Oficialmente, era o Estádio “Professor Nami Jafet”.

Pelo chamado “Vovô da Colina Histórica” surgiram e passaram grandes valores que marcaram na história do futebol, entre eles, o goleiro Barbosa e o meia Rubens, chamado carinhosamente de “Dotor Rubis” pela torcida do Flamengo.

A foto mostra o alvinegro ipiranguense no Pacaembu, em setembro de 1950, antes de jogar com a Portuguesa de Desportos pelo campeonato paulista. Lembrando que o Ypiranga havia sido o campeão do Torneio Início daquele ano, disputa que envolvia todos os participantes numa maratona de jogos num mesmo dia – vantagem num caso de empate, para o maior numero de escanteio.

Lotava o estádio do Pacaembu para poder ver todos os jogadores que participariam do campeonato, e o público vibrava vendo partidas emocionantes. Surgia até apostas do provável futuro campeão.

O clube, em 1950, acabou não fazendo um bom campeonato, mesmo com bons nomes na equipe. Seu começo foi somente o denominado “fogo de palha” e nada mais.

Em pé, à esquerda: Giâncoli, Osvaldo, Reinaldo, Dema, Belmiro e Homero. Agachados: Liminha, Rubens, Servílio, Bibe e Paulo. Boas recordações de um futebol de muita classe e categoria.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade.