Ypiranga

457





Tradicional clube do futebol paulista, um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol, jogava em seu estádio da rua dos Sorocabanos no bairro do Ipiranga, na capital. Oficialmente, era o Estádio “Professor Nami Jafet”.

Pelo chamado “Vovô da Colina Histórica” surgiram e passaram grandes valores que marcaram na história do futebol, entre eles, o goleiro Barbosa e o meia Rubens, chamado carinhosamente de “Dotor Rubis” pela torcida do Flamengo.

A foto mostra o alvinegro ipiranguense no Pacaembu, em setembro de 1950, antes de jogar com a Portuguesa de Desportos pelo campeonato paulista. Lembrando que o Ypiranga havia sido o campeão do Torneio Início daquele ano, disputa que envolvia todos os participantes numa maratona de jogos num mesmo dia – vantagem num caso de empate, para o maior numero de escanteio.

Lotava o estádio do Pacaembu para poder ver todos os jogadores que participariam do campeonato, e o público vibrava vendo partidas emocionantes. Surgia até apostas do provável futuro campeão.

O clube, em 1950, acabou não fazendo um bom campeonato, mesmo com bons nomes na equipe. Seu começo foi somente o denominado “fogo de palha” e nada mais.

Em pé, à esquerda: Giâncoli, Osvaldo, Reinaldo, Dema, Belmiro e Homero. Agachados: Liminha, Rubens, Servílio, Bibe e Paulo. Boas recordações de um futebol de muita classe e categoria.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade.