Viver Melhor!

565

O maior bem que você pode fazer pelo outro não é somente dividir suas riquezas, mas revelar a ele as dele.
Benjamin Disraeli

Viver Melhor!

A reflexão é a melhor maneira de nos conhecermos melhor. É através dela que conseguimos chegar a alguma conclusão daquilo que tanto buscamos.

Você já parou alguma vez para pensar no que a vida tem feito por você e como tem lhe retribuído?

Nós deveríamos praticar mais a reflexão e torná-la um exercício quase diário em nossa vida. E sobre o quê devemos refletir? Sobre o que queremos, quem somos, onde queremos chegar e com quem queremos caminhar.

Refletir em sermos pessoas melhores e de bem com a vida. É muito bom a gente olhar para dentro de nós mesmo e ver quantos benefícios alcançados através do que pensamos e queremos. E nós temos liberdade para isso.

Você costuma refletir sobre sua forma de viver, ou simplesmente vive? Sabe aonde seus passos o conduzirão, ou simplesmente caminha?

Decide, conscientemente, a direção que toma, ou apenas segue à frente, de maneira quase automática?

Reflete bem sobre o que pensa e diz, ou solta às palavras como uma metralhadora que dispara projétil?

Pondera, antes de agir, sobre os efeitos que surgirão de suas atitudes, ou prefere reclamar dos resultados infelizes só depois que surgem?

Considere que cada escolha feita terá suas conseqüências correspondentes, desencadeando uma sucessão de fatos sem fim. Por tudo isso, reflita sobre o seu viver.

Volte seu olhar para dentro de si próprio e analise a sua vida, seu modo de ser, suas decisões, os sentimentos que molduram seu caráter, suas reações, seus anseios, seus sonhos.

Reflita sobre si. Sobre quem é você, de onde veio e para onde vai. Por que se encontra onde está, com as pessoas que o rodeiam, vivendo as situações que vive.

Reflita sobre si mesmo. Pense em como seria se você fosse um pouco diferente do que é.

Imagine se fosse um pouco melhor do que é um tanto mais amável, mais amigo, menos impulsivo, menos reativo às vicissitudes da vida.

Reflita e pense sobre como seria e como pode ser. Como será o seu viver, se experimentar um jeito novo de sentir aquele sentimento desagradável que lhe acomete.

Como seria se ao invés de responder da maneira abrupta que lhe é comum, se esforçasse para responder com mais suavidade.

Como seria se durante um dia inteiro não emitisse uma única reclamação, mesmo que os pensamentos lhe viessem à mente.

Como seria atender a tudo que lhe solicitam sem azedume ou sem rabugice.

Como seria se você fosse uma versão melhorada, repaginada de você mesmo, um sósia mais amoroso, mais terno.

Talvez se você se permitisse executar todos esses procedimentos, na ordem que foram sugeridos, se surpreenderia ao ver que é capaz de ser o que imaginou, porque sabe que é capaz de ser melhor. Sabe que é possível mudar.

Remova de si mesmo e da sua indolência todas as amarras que o prendem ao passado, ao que foi ao que é.

Dê a si próprio a chance de mudar as coisas, de tomar as rédeas da sua vida, de decidir as metas a serem alcançadas e obrigar-se a chegar ao objetivo que escolheu.

Nada o impede. Nem Deus, nem o mundo, nem os outros. É você que se mantém onde está por comodismo.

Confie em si mesmo e verá descortinar outro amanhã, mais auspicioso. Com certeza se sentirá bem melhor do que se sente e muito mais próximo de Deus. Pense nisso, e jamais deixe de refletir sobre o seu viver!