Violinista da Bulgária Rossitza Goza realiza workshop no CDMCC

A violinista bulgara Rossitza Goza
Da redação

A violinista búlgara Rossitza Goza, professora da West Texas A&M University (EUA), ministra no Conservatório de Tatuí, nesta quarta-feira, 22, às 14h, o workshop “Pedagogia para o ensino de cordas friccionadas”, gratuito e aberto ao público em geral.

O evento será realizado no Teatro “Procópio Ferreira”. O ingresso pode ser retirado na bilheteria da instituição, à rua São Bento, 415, centro.

De acordo com o gerente pedagógico musical do CDMCC, Pedro Persone, a vinda de Rossitza Goza tem vários objetivos. “Ela recebeu, em sua classe de violino (EUA), um aluno egresso do Conservatório de Tatuí. Este ex-aluno, que foi orientado pela professora Graziela Pagotto, mostrou-se muito bem preparado e com uma sólida formação técnico-musical”, conta Persone.

“Surpresa com o interesse, a qualidade e as aptidões do aluno, ela perguntou sobre sua formação e manifestou o desejo de conhecer a instituição, talvez até para viabilizar futuros intercâmbios entre as instituições”, acrescenta o gerente.

Com a visita, mediada pela professora do curso de violino da instituição, Graziela, o Conservatório de Tatuí abre a oportunidade para que mais alunos da instituição tenham aulas com a professora Rossitza Goza.

Além do workshop, ela ministraria duas master classes de violino, nos dias 20 e 21, oferecidas apenas para alunos da instituição.

Rossitza Goza 

Desde 2006, Rossitza Jekova Goza é a spalla da Tulsa Symphony (Oklahoma – Estados Unidos) e já se apresentou como solista e recitalista em países como Alemanha, Suíça, Espanha, Itália e Bulgária – sua terra natal -, além de passagens por diversas universidades dos EUA.

A violinista já atuou como concertino da Baton Rouge Symphony Orchestra, da North Arkansas Symphony Orchestra e da Amarillo Symphony, além de desempenhar o papel de principal segunda violinista da Royal Philharmonic Orchestra em Londres.

Em 2010, passou a integrar como primeiro violino o Harrington String Quartet, um quarteto residente na West Texas A&M University, e desde então tem se apresentado com o grupo.

A gravação colaborativa do quarteto com o Phoenix Chorale, Northern Lights, foi premiada como Melhor álbum vocal clássico de 2012 do iTunes. Em 2016, o HSQ encomendou e estreou um quarteto de cordas do compositor americano Samuel Jones.

Na carreira acadêmica, Rossitza possui passagens pelo ensino universitário na Universidade do Norte do Texas, a Universidade de Oklahoma, a Universidade de Arkansas e a West Texas A&M University em Canyon, Texas, onde reside atualmente.

É fundadora do FiddleFaddle, um acampamento de verão de música de câmara na WTAMU para músicos avançados de cordas e já ministrou master classes em vários países do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome