‘Vila de Natal’ será aberta nesta segunda junto com a programação de Natal

283





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Soldados de chumbo ‘guardam’ Pinheirão e integram enfeites instalados na Vila de Natal

 

A praça Martinho Guedes, que abriga o “Pinheirão”, está sendo transformada pela Prefeitura em “Vila de Natal”. O espaço será inaugurado na noite desta segunda-feira, 9, e ganhou decoração especial.

Ele exibe peças fruto de série de cursos realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Ateliê República, da cidade de Cerquilho.

Conforme divulgou a assessoria de comunicação do Executivo, os enfeites instalados na popular “Praça da Santa” foram produzidos pelos alunos de cursos do Fundo Social com base em materiais recicláveis. As peças são construídas com garrafas pets, placas de EVA (um tipo de borracha) e isopor.

As aulas para a produção especial dos enfeites aconteceram no segundo semestre do ano, nos centros de capacitação mantidos pelo Fundo Social na vila Esperança e no CDHU “Orlando Lisboa de Almeida”. Cada módulo do curso teve duração de 20 horas/aula. Ao todo, 112 pessoas foram capacitadas.

A “Vila” tem como referências árvores de Natal, bonecos de neve, bonecos em formato de biscoito, além dos tradicionais soldadinhos de chumbo. Também há referências à figura do Papai Noel.

“Foi muito gratificante e prazeroso poder trabalhar essa oficina ligada ao Fundo Social, pois, além de produzirmos esses belíssimos enfeites, pudemos capacitar novos profissionais para o mercado de trabalho, gerando oportunidade de renda para as famílias”, declarou à assessoria de comunicação da Prefeitura o responsável pelo curso, Fernando Pereira Nogueira.

A abertura da Vila de Natal acontece às 20h, juntamente com o início da programação oficial de fim de ano. O evento conta com apresentação do coral do Colégio Ideal.

Em seguida, haverá solenidade de inauguração do Bazar de Natal do Fundo Social. Ele será realizado no Centro Cultural Municipal, também na praça, 12. Os produtos serão comercializados até o dia 21, no período das 9h às 21h.

A programação segue com apresentações diárias, sempre às 20h. Nesta terça, 10, a atração será o coral infantil da Escola Adventista; na quarta, 11, será a vez do coral do projeto Guri, de Sorocaba; dia 12, haverá o “Vozes de Natal”, parceria com emissora de televisão que reunirá os melhores corais da região na Praça da Matriz, e a “Caravana Coca-Cola de Natal”, que este ano terá desfile também no dia 18, com dois itinerários diferentes.

Dia 13, a festa prossegue na praça Manoel Guedes (“Museu”), às 19h30, com a última edição do ano do projeto “Seresta com Ternura”. O evento ganhará roupagem natalina.

Na mesma noite, na Vila de Natal, haverá apresentação do Coro e Orquestra de Cordas da Escola de Música Center Cortez, às 20h.

Na Praça da Santa, dia 14, será a vez da Banda Ternura Tatuí, com o coral “O Sagrado se fez Gente”. No dia 16, a atração será o coral da Igreja Nossa Senhora das Graças.

A programação continua no dia 17, com apresentação do coral do projeto “Melhor Idade”, do Fundo Social. No dia 19, será a vez do coral “Lar Espaço Feliz”.

No dia 20, a atração fica por conta do coral Ecos de Louvor; no dia 21, será a vez do coral Jovem Adventista de Tatuí; e, no dia 22, fechando a programação natalina, o público poderá acompanhar o coral “Estrela de Davi”, da Igreja Batista.

O réveillon acontecerá na Praça da Matriz, na noite do dia 31, com queima de fogos e “baile-show” com a banda Vibe. Toda a programação é gratuita.

Por meio de assessoria, o diretor municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, disse que o objetivo é que a programação contemple “toda a família”.

Segundo ele, as ações servem, também, para fortalecer o comércio, uma vez que há parceria com a ACE (Associação Comercial e Empresarial).

“Teremos um Natal diferenciado, com muitas surpresas e um visual realmente muito bonito. Conseguimos também ampliar as parcerias com instituições importantes, trazendo produtos culturais interessantes para diferentes segmentos, sem esquecer de privilegiar a qualidade dos corais da nossa cidade”, finalizou.

Dois roteiros

A Caravana Coca-Cola terá este ano dois roteiros. O veículo passará por trechos distintos em dois dias. No dia 12, o caminhão da empresa com a figura do urso iniciará trajeto pela rua 11 de Agosto, avenida Antônio Ferreira Albuquerque, ruas 15 de Novembro, São Bento e avenida Salles Gomes.

A caravana seguirá pelas ruas Chiquinha Rodrigues, Princesa Leopoldina, 7 de Setembro, avenidas São Carlos e Coronel Firmo Vieira de Camargo, as ruas 11 de Agosto, Coronel Guilherme, Prudente de Moraes, José Bonifácio, Maneco Pereira, do Cruzeiro, Capitão Lisboa, sentido avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali e até a rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127).

Já no dia 18, o caminhão começará o itinerário pela rua Antônio Benedito Faustino Rosa, seguindo pela travessa Romeu Picchi, ruas 15 de Novembro, Coronel Guilherme, Quintino Bocaiúva e Ernani Cavalcanti e Silva.

De lá, a caravana segue pelas ruas Dionísio Quintino de Campos, José Roberto de Meneses, passa pela praça Galdino Antônio Silva, prossegue nas ruas Teófilo Andrade Gama, Luiz França Costa, Benedito Nunes, retorna à Teófilo Andrade Gama, Juvenal de Campos, São Bento e avenida Salles Gomes.