Vestibulinho da Etec tem prazo prorrogado das inscrições

O Ceeteps (Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”) prorrogou o prazo de inscrições para o vestibulinho do primeiro semestre de 2018. Candidatos têm até às 15h de sexta-feira, 15, para garantir participação. A data final era a quarta-feira, 13. O processo começou no dia 15 de novembro.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, para a seleção das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais). Em Tatuí, o processo visa selecionar alunos para os cursos de administração, bioquímica, eletrotécnica, farmácia, informática, logística, mecânica, mecatrônica, química, edificações, manutenção automotiva, nutrição e dietética e segurança do trabalho, além dos integrados ao ensino médio.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental nas modalidades regular, EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Quem pretende fazer o ensino técnico precisa ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do ensino médio. O candidato que concluiu ou está cursando o EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre, ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos do EJA ou boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC (Ministério da Educação).

Para efetivar a inscrição, além de preencher formulário, é preciso imprimir o boleto bancário e pagar taxa no valor de R$ 27,80, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

O Ceeteps conta com o SPA (Sistema de Pontuação Acrescida), que concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a candidatos oriundos da rede pública para a pontuação. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescendentes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar se cursou integralmente da 5a à 8a série ou do 6o ao 9o ano do ensino fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar ou a declaração, discriminada série a série.

É imprescindível que o candidato se certifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Dúvidas podem ser esclarecidas junto à Etec “Sales Gomes”, pelo telefone 3251-4242.