Unidade móvel do BOS atende em Tatuí a partir de parceria

Vinda de unidade móvel ao município foi patrocinada pelo Lions Clube (foto: Eduardo Domingues)
Da reportagem

Com apoio da prefeitura, pela Secretaria Municipal de Saúde, o Lions Clube de Tatuí possibilitou, gratuitamente, o atendimento oftalmológico de cem pacientes pela unidade móvel do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), na sexta-feira, 27 de novembro.

A ação solidária, realizada ao lado da UBS do Valinho “Estratégia Saúde da Família Doutora Maria Eunice Del Fiol”, atendeu pacientes que estavam na lista de espera para consultas do Cemem (Centro de Especialidades Médicas).

A coordenadora do Cemem, Gisele Maria dos Santos Miranda, informou que os pacientes foram contatados, previamente, para serem atendidos pela unidade móvel.

“Eles receberam uma consulta de atendimento geral que saíssem com óculos ou encaminhados para outra patologia, se necessário”, afirmou.

Gisele revelou que, enquanto o ônibus ainda estava estacionado ao lado da UBS, as pessoas já começaram a perguntar sobre quando seria realizado um novo evento semelhante. “Essa parceria nos ajudou muito no atendimento oftalmológico ao cidadão”, comentou a coordenadora.

“É uma parceria muito importante, nos ajudando a diminuir uma fila de espera que possuímos, dando-lhe andamento”, complementou a secretária municipal da Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins.

De acordo com Christian Pereira de Camargo, presidente do Lions Clube de Tatuí, o projeto surgiu da manifestação dos companheiros em realizar a “Campanha da Visão 2020”. Ele informou que o Lions Internacional possui cinco objetivos principais, chamados de causas globais, sendo que uma delas é a visão.

“Os clubes do mundo todo são estimulados a realizarem eventos e campanhas da visão”, contou. “Tivemos a oportunidade de realizar alguns para arrecadar recursos para que pudéssemos arcar com o custo da vinda do ônibus do BOS ao município”, completou Camargo.

Profissionais atenderam cem pacientes que estavam na fila de espera (foto: Eduardo Domingues)

“Ficamos muito felizes com a iniciativa e o apoio de todos os companheiros do Lions e das pessoas que participam das nossas campanhas. É importante, pois elas colaboraram com a comunidade”, completou.

No local, o BOS ainda realizou cadastro de eventuais doadores de córneas. Até o início da tarde, mais de 30 cadastros já haviam sido realizados.

Segundo Camargo, de forma voluntária, as pessoas puderam, além do cadastro de doação de córneas, informar a opção de ser doadoras de mais órgãos.

“Isso contribui para aumentar o cadastro do BOS, e podermos ajudar ainda mais pessoas”, destacou. A atividade também foi promovida em comemoração aos 65 anos do Lions Clube de Tatuí, completados em setembro.