“Quando atendemos um passageiro que está na cidade a passeio, a primeira coisa que eles querem saber é o que tem de bom para fazer aqui. Quando isso acontece, usamos o Guia Turístico (e Gastronômico ‘Tatuí Cidade Ternura’). Nele, tem tudo que eles precisam saber sobre a cidade”.
Assim comentou um motorista do aplicativo Uber, antes da pandemia de Covid-19, sobre a publicação iniciada pelo jornal O Progresso de Tatuí e que deu origem à Empresa de Comunicação “Cidade Ternura”, voltada especificamente ao turismo.
Conforme o profissional, a publicação estava sendo usada por pelo menos 40 motoristas a serviço do aplicativo em Tatuí. Em muitas ocasiões, contou o profissional, o próprio guia era levado embora, como suvenir da cidade.
“Ele aguça a curiosidade das pessoas e faz com que os passageiros queiram conhecer os atrativos. Nossa intenção já era ajudar a promover o município e, com o material, temos incentivado novos visitantes”, argumentou.
Antes da pandemia, praticamente todos os motoristas de aplicativo reconheciam um “diferencial na cidade”, que era o fato de não apenas oferecerem o serviço de transporte, mas de servirem eles próprios como “guias turísticos”.
“Vimos que nós poderíamos ajudar a promover a cidade, já que estamos transportando passageiros o dia todo. Então, conhecemos o guia e gostamos muito, porque ele é bem completo. É uma referência muito boa para nossos clientes”, afirmou então o profissional.
“Deixo alguns exemplares no bolsão, atrás do banco, de frente com o passageiro, para que ele entre no carro e já tenha curiosidade de ver o material. Muitos começam a folhear e já relataram ter se surpreendido. Tenho uma cliente que já disse que vai voltar na cidade só para visitar os pontos turísticos”, contou um outro profissional, à época.
Um colega dele lembrou que o guia ainda era usado por moradores locais. “Muitos entram no carro e, quando veem os equipamentos turísticos disponíveis, acabam relatando que não conheciam os lugares, mesmo morando aqui”, afirmou.
“Depois de ver o guia, alguns passageiros nos chamam novamente para passeios em família e chegam pedindo para ir aos lugares que viram na publicação”, apontou.
Tatuí seguia bem direcionada, então, no rumo do turismo, tendo como um de seus suportes o guia turístico – pioneiro e único em versão impressa e digital Só que havia uma pandemia no caminho… E praticamente quase tudo se perdeu por aqui, como de resto no país e no mundo…
Por este motivo, é de imensa satisfação poder testemunhar-se a retomada gradativa da vida menos anormal, sobretudo na área de lazer e turismo – as mais afetadas pela Covid-19.
De certa forma, muita coisa acontece como se estivesse renascendo novamente, partindo do zero a se considerar tantas perdas – cujas mais dramáticas, certamente, foram as vidas interrompidas.
Este renascer, contudo, carrega consigo não apenas a retomada de eventos como a Feira do Doce, mas a esperança de um futuro menos sofrido, insensível e, quem sabe, até saborosamente adocicado.
É com essa expectativa que, junto aos eventos resgatados na Cidade Ternura e a reabertura de seus atrativos, o Guia Turístico e Gastronômico também retorna, desta vez em sua quinta edição.
O novo material tem a finalização nesta próxima semana e previsão de lançamento justamente na volta da Feira do Doce, em julho.
A publicação registra as festas e eventos anuais, além de apresentar, uma a uma, as atrações turísticas da cidade. Em destaque, integra o guia uma série de reportagens sucintas, abordando as principais virtudes de Tatuí.
Por elas, o leitor local e o potencial turista são informados sobre as origens dos consagrados títulos do município, como “Capital da Música”, “Cidade Ternura” e “Terra dos Doces Caseiros”, além da história do “imortal” escritor tatuiano Paulo Setúbal.
Com o objetivo de servir como material de consulta ao longo de um ano pelo menos – como um efetivo guia –, a publicação tem o formato de gibi, composta por extensa relação de empreendimentos das áreas de turismo e gastronomia.
Assim, apresenta centenas de bares, lanchonetes, restaurantes (por gêneros de especialidades), casas noturnas, cafés, padarias, empórios, sorveterias, pesqueiros e agências de viagens, entre outros produtos e serviços pertinentes ao turismo.
Na seção agenda cultural, são destaques as atrações consagradas pelo público, do Carnaval de rua, que cresceu na década de 70, aos bailes de salão, passando pelas demais festas anuais, como a de Corpus Christi, a procissão de São Jorge e a Feira do Doce.
A Semana Paulo Setúbal, atração do mês de agosto, também está presente. A iniciativa, que nasceu de um movimento promovido pelo jornal O Progresso de Tatuí, consiste em uma série de eventos literários e musicais em homenagem ao escritor tatuiano.
As comemorações ao aniversário de Tatuí, no dia 11 de agosto, e à Nossa Senhora da Conceição, além do Natal Musical, com apresentações diárias ao pé do “Pinheirão” da praça Manoel Guedes, ainda são figurados no guia.
As tradições do município não ficam de fora em mais esta edição. Cada vez mais conhecida como a “Terra dos Doces Caseiros”, Tatuí tem a história dessa atividade lembrada na publicação.
A relação da cidade com a música, particularmente estimulada a partir das antigas fábricas de tecelagem até a implantação do Conservatório, é evidenciada como a maior virtude e “vocação” tatuiana, recebendo tratamento especial no guia.
Também é encontrado, na publicação, o artigo que consagrou Tatuí como “Cidade Ternura”. A fama de hospitalidade teve origem em outubro de 1934, quando o jornal O Progresso publicou texto, assinado pelo jornalista Osmar Pimentel, em que assim o município era adjetivado, pela “doçura” de seu povo.
Já as atrações turísticas são apresentadas em ordem alfabética, começando pelo aeroclube e seguindo com todos os outros locais de interesse, acompanhados de históricos, informações básicas e imagens.
Nesta quinta edição, como novos atrativos, ainda estarão a primeira basílica menor da cidade, o mural em ladrilho que reproduz uma orquestra à margem do ribeirão Manduca, a “Caminhada da Fé” e o novo paço municipal.
O livreto ainda deve ser utilizado em eventos ligados a turismo – especialmente em outras localidades -, ajudando a fortalecer Tatuí como MIT e, conforme já anunciado pelas autoridades locais da área, no objetivo de elevar a Capital da Música, no futuro, à categoria de estância.
Não havendo uma nova pandemia no meio do caminho (e graças à vacinação não haverá!), os horizontes para um futuro promissor no turismo estão novamente abertos. E, para ajudar a segui-los, Tatuí poderá contar novamente com seu guia.