Treinamentos de equipes de base do ‘Basquete Tatuí’ são retomados

282
Jovens atletas voltaram a treinar após mais de seis meses de inatividade (foto: divulgação/Basquete Tatuí)
Da redação

Após o sucesso com o retorno da agremiação profissional no período pandêmico, o XI de Agosto/ AABT/Tatuí promoveu, durante a semana passada, a volta dos treinamentos aos jovens atletas das equipes de base.

De acordo com o supervisor Filipe Ariel de Almeida Corrêa, o Crânio, a retomada das atividades está seguindo as “normas rígidas” para a prevenção de eventuais contágios da Covid-19, conforme orientação dos órgãos de saúde.

Os protocolos adotados contam com limite de atletas por treino e a disponibilização de itens de proteção contra o vírus. “Voltamos com horários agendados e turmas de até 15 crianças por treino. Além disso, os garotos usam garrafas individuais, máscaras até o início da prática e álcool em gel o tempo todo”, explicou o supervisor.

Conforme Crânio, os protocolos do “Basquete Tatuí” permitem treinos a duas turmas, totalizando 30 atletas por dia. Neste momento, os treinamentos são realizados entre jogadores das categorias sub-11 a sub-13 e da sub-14 e sub-15.

Ele informa que os professores têm a obrigatoriedade de utilizar EPIs (equipamentos de proteção Individual) e realizarem a higienização completa dos materiais a cada troca de turma.

Diferentemente do elenco profissional, os jogadores das equipes de base não puderam fazer testes para detecção de Covid-19. Justamente por conta disso, neste momento, o Basquete Tatuí não está recolhendo novos jogadores. “Estamos somente com os atletas que já faziam parte da equipe”, apontou Crânio.

Em 2020, a expectativa era de que as equipes de base representassem o município na Liga Desportiva Paulista, Jogos da Juventude, Jogos Regionais e, eventualmente, nos Jogos Abertos. Entretanto, segundo Crânio, devido à pandemia, por enquanto, os jovens atletas não participarão de nenhuma competição.

Elenco profissional

Paralelamente, o time tatuiano profissional de basquete, após o vice-campeonato na “Final Four” da Copa São Paulo Adulta Masculina, está no início de um novo ciclo da temporada 2020.

Na terça-feira da semana passada, 29 de setembro, o Basquete Tatuí realizou um jogo-treino, sem contagem de pontos, contra o Sport Club Corinthians Paulista, no ginásio de esportes “Simão José Sobral”, da Associação Atlética XI de Agosto.

Na ocasião, o treinador Julio Malfi apontou, a O Progresso, a importância do amistoso diante do Corinthians. Segundo ele, a partida marcou o fim da primeira fase de preparação à Copa São Paulo. Em breve, a equipe iniciará uma nova preparação, dessa vez visando ao Campeonato Paulista da 1ª Divisão.

Após a decisão da “Copa São Paulo”, Malfi havia adiantado que, além do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão, o Basquete Tatuí havia recebido convite para disputar o Campeonato Brasileiro, organizado pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball) e que dá acesso ao NBB, principal competição brasileira da modalidade.

“Para isso acontecer, precisaremos contar ainda mais com o valoroso apoio dos nossos colaboradores e com a chegada de outros parceiros, para agregar e nos dar condições de pensar em coisas maiores”, acrescentou o técnico, na oportunidade.

Na semana passada, após o jogo-treino, Malfi afirmou que o Basquete Tatuí recebera um contato, porém, ele ainda tem tempo para confirmar a participação, ou não, na competição nacional. Contudo, reafirmou a necessidade de retorno dos patrocinadores para que a equipe possa disputar todas as competições.

“Neste momento, aguardamos o contato dos colaboradores. É muito importante o retorno dos patrocinadores para darmos continuidade ao projeto e, desta forma, garantir a participação da equipe nas competições que virão a seguir”, frisou Malfi.