Técnica de enfermagem é primeira tatuiana imunizada contra Covid-19

Sandra Daniele Maranho trabalha na UTI Covid-19 de 2 hospitais da cidade

56
Técnica de enfermagem Sandra Daniele Maranho recebe a primeira dose da Coronavac (foto: Diléa Silva)
Publicidade
Da reportagem

A técnica de enfermagem Sandra Daniele Maranho, de 40 anos, foi a primeira tatuiana a receber o imunizante contra o novo coronavírus. A profissional foi vacinada na tarde de quarta-feira, 20.

A vacinação ocorreu em ato simbólico, após a chegada do primeiro lote da vacina (reportagem nesta edição). As ampolas foram entregues, por volta das 15h, na sede da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde.

O ato foi acompanhado pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, a secretaria da Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Rosana de Oliveira, e demais profissionais da área.

Sandra recebeu a aplicação da Coronavac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech.

A profissional trabalha há 13 anos nas unidades de terapia intensiva da Santa Casa de Misericórdia e da Unimed, nas alas que estão agora destinadas ao tratamento da Covid-19, e conta nunca ter visto situação parecida com a que tem vivido nos últimos meses, devido à pandemia.

Publicidade

“Sempre vi sofrimento na UTI, diversos tipos de doença, mas nunca tinha visto nada com tamanha gravidade. Nos últimos meses, nós, da equipe de saúde, trabalhamos muito e também sofremos muito com as situações que vivemos, vendo pessoas morrerem por conta do vírus”, declarou a profissional.

Segundo Sandra, mesmo com a gravidade da situação e a mudança na rotina de trabalho, “é gratificante estar na linha de frente”. “Estou aqui para ajudar os pacientes, e nada muda isso. Toda vez que vemos um paciente sair da UTI com a saúde recuperada, renovamos nossas forças para continuar”.

A O Progresso, a técnica de enfermagem ainda disse ter ficado emocionada por receber a primeira dose da vacina e comentou sobre a importância da vacinação para a redução dos casos de contaminação pela doença.

“É uma responsabilidade muito grande e também um ato de esperança para o combate deste vírus. Fiquei muito feliz, esperançosa e emocionada. A esperança é de que, agora, temos uma chance de sobrevida e de que tudo vai dar certo daqui para frente”, comentou.

Mesmo conhecendo os procedimentos para aplicação da vacina, por trabalhar na Saúde, Sandra confessou ter ficado ansiosa por receber a notícia de que seria a primeira tatuiana a ser imunizada.

“É tudo muito novo – tanto a doença quanto a vacina -, mas é a única esperança que temos para conseguir, pelo menos, reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus”, disse a profissional, acrescentando que muitas doenças foram erradicadas por meio da vacinação.

A responsável pela primeira aplicação foi a enfermeira Rosana de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, que disse nunca ter sentido tamanha emoção ao realizar uma imunização.

“Foi emocionante e gratificante. Para nós da VE, a chegada desta vacina representa vida, esperança e renovação”, apontou, lembrando que dez meses atrás o município confirmava os primeiros casos de uma doença sem precedentes.

“Lembro-me, como se fosse hoje, de todo o trabalho que tivemos para nos estruturar, dos óbitos que não conseguimos evitar, da angústia das famílias e do trabalho diário para colher informações sobre o vírus e acompanhar os casos positivos. Por tudo isso, saber que já começamos a imunizar é maravilhoso”, destacou a enfermeira.

Rosana ainda acentuou a importância de iniciar a campanha de imunização pelos profissionais da Saúde, que estão na linha de frente do atendimento às pessoas confirmadas e com suspeita da doença.

“Muitos profissionais estão dia e noite trabalhando sem medir esforços, deixando, muitas vezes, a casa, os próprios filhos e parentes para cuidar da família dos outros. Poder ter essa vacina hoje é emocionante e indescritível”, concluiu a coordenadora.

Publicidade