Tatuiano fatura título de categoria em retorno de competição de tênis

Após dois meses do início, José Monteiro levantou troféu em Sorocaba

212
Tatuiano José Monteiro garantiu o título da categoria 14 anos (foto: divulgação)
Da redação

A LRT (Liga Regional de Tênis) retomou a temporada 2021 no final de semana passado e pôde concluir a etapa inaugural, após dois meses de paralisação. Jogando na Academia Smash, em Sorocaba, o tatuiano José Monteiro conquistou o título da categoria 14 anos da “Smash Open”.

Para a realização do evento esportivo, a LRT recebeu inscrições de 93 tenistas, incluindo cinco tatuianos: Ary Neto e Matheus Pereira, ambos na categoria intermediária “B”; Jeilson Vicente e Thiago Naramoto, na iniciante; e Monteiro, na 14 anos e na principiante.

A primeira etapa da temporada teve início no último final de semana de fevereiro. Contudo, somente a primeira rodada pôde ser promovida antes da suspensão, devido à reclassificação do estado à fase vermelha do Plano São Paulo, em março.

Na primeira rodada da iniciante, Vicente enfrentaria Caio Silveira, contudo, sem a presença do adversário, o tatuiano foi considerado vencedor do confronto e classificou-se à fase seguinte.

Na mesma categoria, Naramoto estreou com vitória na primeira rodada, ao derrotar por 2 sets a 0 (6 a 2 e 6 a 1) Maurício Souza. Porém, deixou a disputa ao ser superado por Vinícius Silva, por 2 sets a 1 (3 a 6, 6 a 2 e 1 a 10), nas oitavas de final.

Pouco mais de dois meses depois, as disputas foram retomadas na manhã de sábado, 8. Pela iniciante, Vicente acabou superado pelo sorocabano Flávio Rodrigues, por 2 sets a 0 (5 a 7 e 4 a 6).

No mesmo dia, Monteiro acabou avançando à fase seguinte da principiante, pois jogaria contra Fernando Gambarro e o adversário não compareceu ao confronto. No entanto, na sequência, o tatuiano foi eliminado da categoria, após derrota para Fausto Carvalho, por 2 sets a 1 (2 a 6, 6 a 3 e 9 a 11).

No dia seguinte, domingo, 9, Neto foi outro tatuiano a avançar de fase, na intermediária B, com a ausência de Gambarro. Já Monteiro, pela 14 anos, venceu Gabriel Caiuby, por 2 sets a 1 (6 a 1, 1 a 6 e 11 a 9) na semifinal e foi o campeão da categoria, pois Daniel Braga, que já estava classificado para a final, não compareceu ao confronto decisivo.

Neto é o único tatuiano que ainda segue na disputa da Smash Open. Classificado para as quartas de final da intermediária B, ele ainda aguarda o embate entre Fernando Kel e Victor Bresciani para conhecer o próximo rival.

Ele deverá voltar a atuar pela primeira etapa da temporada no próximo final de semana, sábado e domingo, 22 e 23. O torneio tem nova pausa neste fim de semana, pois a Academia Smash sedia partidas de outra competição.

Antes do término da etapa inaugural, a LRT está recebendo as matrículas para a competição seguinte, até dia 30, um domingo. Os tenistas irão iniciar as disputas da segunda etapa, no CRB (Centro Recreativo e Beneficente) de Conchas, a partir de 5 de junho, um domingo.

Até o momento, sem data para início das inscrições e das disputas, a liga pretende promover a terceira etapa da temporada na Academia Top Tênis, pertencente ao Esporte Clube São Bento, em Sorocaba, e a quarta, na Academia Vó Bia, em São Roque.

Durante o ano passado, a Covid-19 provocou o cancelamento de cinco das 11 etapas previstas, paralisando o segundo torneio da temporada, em Conchas, no dia 17 de março, sendo retomado somente em 22 de agosto.