Tatuiano é o 1º brasileiro escolhido para ‘Jogo das Estrelas’ de beisebol

Thyago Vieira foi selecionado para representar a Liga Central no Japão

13
Thyago Vieira arremessou a bola mais rápida do evento, a 163 quilômetros por hora (foto: Sponichi)
Da redação

Quarto atleta nascido no Brasil a atuar na MLB (Major League Baseball), a liga norte-americana da modalidade, o tatuiano Thyago Vieira também é o primeiro brasileiro a participar do “All-Star Game” (Jogo das Estrelas) da NPB (Nippon Professional Baseball), a liga japonesa.

Atuando no Japão desde a temporada 2020, o atleta defende o Yomiuri Giants na Liga Central da NPB. Na conferência, a equipe de Vieira compete contra Chunichi Dragons, Hanshin Tigers, Hiroshima Toyo Carp, Tokyo Yakult Swallows e Yokohama BayStars.

No entanto, no “Jogo das Estrelas”, os atletas das seis agremiações juntam-se para enfrentar a equipe da Liga do Pacífico da NPB. Essa conferência é formada por Fukuoka SoftBank Hawks, Chiba Lotte Marines, Saitama Seibu Lions, Tohoku Rakuten Golden Eagles, Hokkaido Nippon-Ham Fighters e Orix Buffaloes.

O “Jogo das Estrelas” da NPB é disputado em duas partidas, entre jogadores do Liga Central e da Liga do Pacífico, atualmente selecionado por uma combinação de fãs, jogadores, treinadores e dirigentes. O evento anual ocorre, geralmente, no mês de julho, marcando a metade simbólica da temporada.

A primeira partida ocorreu na quinta-feira, 15, no estádio Seibu Dome, em Tokorozawa, Saitama, e terminou com o triunfo da Liga Central por 5 a 4. No dia seguinte, dessa vez no estádio Rakuten Seimei Park Miyagi, em Sendai, o confronto foi vencido pela Liga do Pacífico, pelo placar de 4 a 3.

Na primeira participação, Vieira – que atua como arremessador – lançou uma bola a 163 quilômetros por hora na oitava entrada, a mais rápida do evento. O tatuiano conseguiu superar o japonês Ham Otani, que havia arremessado uma bola a 162 quilômetros por hora, no Jogo das Estrelas de 2014.

Vieira disse ter “se divertido muito” no primeiro All-Star, afirmando estar muito feliz e honrado pela participação. “Tenho um forte desejo de entrar em uma batalha acirrada, e fui jogado em uma boa cena, recebi muita adrenalina. Essa pode ter sido a razão pela qual eu arremessei a 163 quilômetros”, lembrou.

Temporada 2021

Na segunda temporada no país asiático, o atleta tem conquistado ainda mais a confiança da equipe, na qual alcançou o título da Liga Central da NPB, com sete jogos de antecipação, e, na sequência, ficou com o vice-campeonato da “Japan Series”.

No ano passado, a temporada regular da competição japonesa foi mais curta, devido ao atraso de cerca de três meses provocado pela pandemia. No lugar dos 143 jogos ao longo do ano, cada equipe fez 120 partidas.

Ao término da temporada regular, o time defendido pelo tatuiano ficou com a liderança da Liga Central, com 67 vitórias, 8 empates e 45 derrotas, alcançando porcentagem de triunfos de 0,598%. Vieira participou de 27 jogos.

Já na atual temporada, o Yomiuri Giants está na vice-liderança da Liga Central, atrás apenas do Hanshin Tigers. Atualmente, o time possui um aproveitamento de 0,565%, com 43 vitórias, 10 empates e 32 derrotas. Das 85 partidas disputadas, Vieira participou de 32.