Diléa Silva
Entre os dias 21 e 24 de março, das 8h às 18h, Tatuí receberá o curso de capacitação técnica do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, realizado pelo governo do estado de São Paulo, com apoio da prefeitura de Tatuí, da Apodet (Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí), da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e do Comitê Paralímpico Brasileiro.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Tatuí, o curso é gratuito e será ministrado no Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva” com o objetivo de “fomentar” o esporte paralímpico de base, no município.
A capacitação será para oito modalidades divididas em duas grades a serem escolhidas pelo participante: Grade 1: Atletismo, Futebol de 5, Goalball e Tênis de Mesa; Grade 2: Natação, Bocha, Ciclismo e Vôlei Sentado. O curso inclui certificação, café da manhã e almoço.
Segundo a prefeitura, as aulas práticas, além da aplicação dos conceitos e técnicas, “desenvolverão os fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em modalidades esportivas individuais e coletivas”.
Podem participar professores de educação física (comprovação por meio do CREF ou diploma); estudantes de educação física (alunos do último ano de graduação, sendo necessária a apresentação do comprovante de matrícula); e professores da rede pública de ensino não formados em educação física, mas que atuam em aulas com conteúdo esportivo (com comprovação das aulas ministradas).
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site www.paralimpico.com.br. Mais informações podem ser obtidas com o Departamento Municipal de Esportes, pelo telefone (15) 3251-4844.