Da reportagem
Nesta terça-feira, 2, o município chegou à marca de 757 notificações por Covid-19. Do total, 173 moradores foram confirmados com a doença, por meio de exames. Os números representam taxa de infecção de 22,85%.
Relatórios divulgados pela Vigilância Epidemiológica mostram que, somente nos últimos quatro dias, mais 29 pessoas testaram positivos para o novo coronavírus – aumento de 20,14% em relação aos dados divulgados na sexta-feira, 29 de maio (data de fechamento da edição anterior).
Na ocasião, a cidade somava 688 notificações da doença. Então, 25 pacientes aguardavam resultado dos testes, 519 suspeitas estavam descartadas e 144 exames deram positivo, resultando em dez óbitos, 106 curados e 28 ainda em tratamento.
Nas últimas 96 horas, a cidade recebeu mais 69 notificações pela doença. Ainda foram divulgados 43 exames com resultados negativos, deixando o quadro atualizado com 757 notificações (562 casos descartados, 173 positivos e 22 pacientes que ainda aguardavam resultado dos testes).
Dos 22 suspeitos, 21 faziam tratamento: quatro em hospitais e 17 em isolamento domiciliar. O outro caso envolve um paciente de 70 anos, que morreu com sintomas da doença, na segunda-feira 1º.
O idoso estava internado no isolamento da Santa Casa de Misericórdia e fez o teste para a doença antes de falecer. A VE ainda aguardava o resultado do exame.
Dos casos confirmados, 124 pacientes estavam recuperados (taxa de cura de 71,68%), outros dez morreram (5,78%) e 39 ainda seguiam em tratamento (22,54%), sendo oito em hospitais e 31 em isolamento domiciliar.
Os casos mais recentes foram confirmados na manhã de terça-feira, 2, quando a Secretaria Municipal de Saúde informou o registro de 16 pacientes que testaram positivo para a doença, sendo 11 mulheres e cinco homens.
No mesmo boletim, a VE comunicou ter descartado 21 casos (de 12 mulheres e nove homens) e notificado 30 novas suspeitas (23 mulheres e sete homens), dos quais um paciente de 73 anos precisou ser internado na UTI da Santa Casa e uma mulher de 23 anos, em isolamento em hospital particular.
Até a publicação do relatório de terça, cinco pacientes estavam internados na Santa Casa, sendo quatro com quadros graves, em unidades de terapia intensiva (três positivos e um suspeito), e um com Covid-19 em isolamento, com quadro de saúde estável.
No hospital particular, estavam internados sete pacientes, sendo três na UTI com testes positivos para a doença e quadros estáveis e quatro (um confirmado com Covid-19 e outros três aguardando resultado dos exames) em ala de isolamento, com quadros estáveis.
Na manhã de segunda-feira, 1º, a VE não notificou novos casos positivos ou suspeitos de Covid-19. Em contrapartida, houve o registro do óbito suspeito do homem de 70 anos.
Quatro casos positivos, dois novos suspeitos e dois descartados foram notificados no domingo, 31 de maio. Uma mulher e três homens testaram positivo para a doença. A paciente, de 41 anos, precisou ser internada na ala de isolamento da Santa Casa. Os demais estavam em tratamento domiciliar.
Dos casos suspeitos, ambos precisaram de internação. Um homem de 70 anos, na ala de isolamentos da Santa Casa, e um de 48, no isolamento do hospital particular. Os descartados são de dois homens e uma mulher, que não tiveram as idades divulgadas.
Outros nove casos positivos, 37 suspeitos e 27 descartados foram informados pela VE na manhã de sábado, 30 de maio. Entre os positivos (oito mulheres e um homem), uma paciente, de 40 anos, precisou ser internada na UTI do hospital particular.
Dos 37 novos casos suspeitos informados na data (13 homens e 24 mulheres), dois pacientes precisaram ser internados na ala de isolamento do hospital particular e um em isolamento na Santa Casa. Dos casos descartados, dez foram de homens e 27, de mulheres.
Os bairros com maior índice de moradores infectados pela doença são: centro e Jardim Santa Rita de Cássia, com 15 casos confirmados em cada. Em seguida, aparecem: vila Dr. Laurindo, Mirandas e Rosa Garcia 2, com nove casos cada; Jardim Wanderley (oito); Pacaembu (sete); e vila Esperança (seis).
Na lista de comunidades com contágio, ainda entram os bairros: Europark, Jardim São Conrado e Jardim Santa Emília, com cinco casos positivos em cada; Jardim São Cristovão, Tóquio, Planalto e Santa Cruz, com quatro casos. Jardim Europa, Jardim Manoel de Abreu, vila Angélica, Santa Adelaide, Jardim Atlanta e Condomínio Colina das Estrelas tinham três casos.
Bairro dos Fragas, Vale da Lua, Jardins de Tatuí, Jardim Rosa Garcia, Jardim Nossa Senhora de Fátima e as vilas Bandeirantes, Nova Tatuí, Santa Luzia e São Paulo apresentavam dois casos por localidade.
Ainda, apareciam os locais, com um caso em cada: Tanquinho, Cecap, Valinho, Guarapó, Inocoop, Vale dos Lagos, Junqueira e Parque San Raphael; Jardins Colina Verde, Palmira, Lírio e Gonzaga; condomínios Bosque do Junqueira, Portal das Nogueiras, Reserva dos Ipês I e São Marcos; residenciais Módena, Alvorada, Astória, Guedes, Juliana, Santa Cruz, Village e Andrea Ville; e as vilas São Lázaro Menezes e Paulina.