Tatuí recebe certificação do Sebrae com projeto do Fusstat em S. Paulo

Cursos do Fundo Social focam na capacitação de população vulnerável

Prefeito Cardoso Júnior e primeira-dama Regiane Rosa recebem premiação do Sebrae (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Na quinta-feira, 9, Tatuí recebeu certificação pelo “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Mário Covas”, edição 2021-2022, na categoria “Empreendedorismo na Escola”. A cerimônia aconteceu no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

A certificação foi concedida graça ao projeto “Inclusão da População Vulnerável através de Cursos de Empreendedorismo”, desenvolvido por meio das próprias capacitações do Fundo Social da Solidariedade de Tatuí (Fusstat), realizadas em parceria com o Sebrae.

Para receber o prêmio, estiveram na capital paulista o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior e a primeira-dama Regiane Rosa, presidente do Fundo Social do município.

“Quero parabenizar o Fusstat e sua equipe, a então presidente Alessandra Gonzaga, conselheiras e nossa eterna prefeita Maria José Gonzaga, que liderou essa luta em um momento muito difícil. Tatuí, mais uma vez, dá exemplo de que boas políticas públicas se constroem com bons projetos, programas e ações”, declarou Cardoso Júnior.

A edição da premiação deste ano contemplou oito categorias, em nível estadual, relacionadas ao empreendedorismo. O projeto “Inclusão da População Vulnerável”, através de cursos de empreendedorismo do Fusstat, conquistou o selo Prefeito Empreendedor.

“É o terceiro conquistado por Tatuí desde a criação do prêmio, em 2001. Nesta edição, o projeto de Tatuí foi pela primeira vez um dos três finalistas na categoria em que foi inscrito”, destacou o secretário da Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho, Eduardo Amadei.

Segundo Amadei, o prefeito confiou à pasta a tarefa de inscrever o projeto que representaria Tatuí. Em decisão conjunta, a administração da prefeitura elegeu o trabalho de capacitação para a inclusão da população vulnerável no mercado de trabalho, realizado pelo Fundo Social.

O foco foi sua “rápida retomada” em 2021, após a paralisação causada pela pandemia. Segundo Amadei, no ano passado, o Fusstat conseguiu capacitar 754 alunos em segmentos de alta demanda e rápida geração de renda, como gastronomia, costura/bordado e beleza/estética.

“Mais de um terço desses alunos passaram por capacitação voltada para o empreendedorismo, fornecida pelo Sebrae”, contou o secretário.

A O Progresso de Tatuí, Amadei ressaltou que o papel do Sebrae consiste em ações que se destacam por gerar renda rápida, especialmente em período de pandemia, o que contribui para a redução da pobreza e da desigualdade, educação especializada, inclusão social, formalização de negócios e preenchimento de demanda local por produtos e serviços. A parceria entre a prefeitura de Tatuí e o Sebrae existe há mais de 15 anos.

“Estamos trabalhando em diversos projetos especificamente relacionados ao empreendedorismo. Um dos vetores é o inédito Programa de Desenvolvimento Local (PDL), realizado em parceria com o Sebrae e entidades da sociedade civil, lançado em maio de 2022”, complementou Amadei.

Para ele, o programa engloba capacitação de mão de obra, mapeamento de oportunidades de mercado, consolidação de parcerias intersetoriais e incentivo à cultura empreendedora, entre outros temas, sempre com foco na geração de emprego e renda em Tatuí.

“A importância do reconhecimento de Tatuí como uma das cidades mais empreendedoras do estado é incomensurável, pois atrai a atenção de investidores e novas empresas buscando locais para sua instalação ou expansão”, completou Amadei.

Dos 645 municípios do estado de São Paulo, 231 foram certificados em 236 projetos, nas oito categorias do prêmio: “Cidade Empreendedora”, “Compras Governamentais”, “Desburocratização” “Empreendedorismo na Escola”, “Inovação e Sustentabilidade”, “Marketing Territorial e Setores Econômicos”, “Sala do Empreendedor”, “Governança Regional e Cooperação Intermunicipal”.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Mário Covas dá reconhecimento aos prefeitos e gestores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados no que diz respeito a foco no desenvolvimento de pequenos negócios locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome