Tatuí promove 3ª Virada Inclusiva pelo Dia da Pessoa com Deficiência

Diversas atividades estão programadas para os dias 2 e 3 de dezembro

14
Campanha “É Só um Minutinho” faz parte da programação da “Virada” (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

A terceira edição da Virada Inclusiva em Tatuí, evento que oferece atividades acessíveis e gratuitas voltadas à cultura e lazer entre pessoas com e sem deficiência, será realizada nos dias 2 e 3 de dezembro.

A “Virada” conta com uma semana de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (celebrado em 3 de dezembro) e inclui ações educativas e palestras.

De acordo com Vade Manoel Ferreira, integrante da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e coordenador da Apodet (Associação das Pessoa com Deficiência), a Virada Inclusiva não é uma ação para pessoas com deficiência, mas um evento aberto, para que pessoas com e sem deficiência possam participar.

A Virada Inclusiva é organizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e faz parte do calendário oficial de eventos do estado de São Paulo desde 2014, conforme a lei 15.424.

O evento local será realizado pela prefeitura, por meio das Secretarias de Educação; de Trabalho e Desenvolvimento Social; de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude; de Segurança Pública e Mobilidade Urbana; e de Saúde, através do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Publicidade

A ação ainda conta com apoio de organizações sem fins lucrativos, da iniciativa privada, do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e do Instituto Mara Gabrilli.

A programação começa no dia 2 dezembro, das 9h às 12h, com estandes disponíveis para a população na Praça da Matriz. Segundo Ferreira, no do CMDPD, serão distribuídos materiais informativos e no da Apodet, acontecerão apresentações artísticas, dinâmicas em Braille e divulgação das atividades da organização.

No estande da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ainda haverá dinâmicas diversas.Já noda Secretaria de Saúde, o Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida promoverá a “Terapia do Brincar”.

No da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, será realizada a campanha “É Só um Minutinho”, como intuito de conscientizar a população sobre a importância de se respeitar as vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência e idosos.

No dia seguinte, sexta-feira, 3 de dezembro, das 9h às 11h, no Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam), será ministrada, pelo Grupo ACTCON- Rede Educar Brasil, a palestra “TiX Letramento, uma (R)evolução na Educação da Pessoa com Deficiência”.

A prefeitura destaca que todas as ações que incluem a participação de pessoas com e sem deficiência “buscam incentivar a adoção de itens de acessibilidade, como tradução em Braille, manifestação da sociedade civil, educação inclusiva e educação no trânsito, por exemplo”.

“Além disso, estas atividades têm a preocupação em garantir o pleno exercício da cidadania e a inclusão social, intensificando os laços de igualdade de direitos entre todos”, ressalta a prefeitura.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome