Tatuí promove 1º Festival de Arte e Cultura na Semana Paulo Setúbal

Certame com premiação em dinheiro está com inscrições abertas

86
Festival tem objetivo de selecionar e premiar propostas artísticas e culturais (foto: arquivo O Progresso)
Da reportagem

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está com inscrições abertas para o 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí. O evento, promovido pela comissão organizadora da Semana “Paulo Setúbal”, recebe inscrições até 19 de julho.

De acordo com Rogério Vianna, diretor do Departamento de Cultura, gestor do museu e membro da comissão, o festival tem o objetivo de selecionar e premiar propostas artísticas e culturais de diversas linguagens.

“O festival vai receber as inscrições de todo o setor da cultura. Todo mundo pode se inscrever, apresentando um projeto que seja de arte ou de cultura nas mais variadas áreas (teatro, dança, música, entre outros)”, comentou o diretor.

As propostas vencedoras serão exibidas em apresentações presenciais ou em plataformas digitais, através de um mecanismo de apoio ao setor cultural, que será criado por meio de recursos públicos para “fomentar a participação do público e incentivar o isolamento social”.

“Este festival cria um mecanismo de apoio ao setor da cultura, mas, mais importante que isso, ele valoriza nossos artistas, que são muito importantes para a nossa cidade”, comentou do diretor.

“As serestas, apresentações teatrais, de dança e de música fazem parte do nosso cotidiano, e, com o festival, vamos poder premiar esses artistas”, salientou.

Até 33 propostas de apresentações, de variadas linguagens artístico-culturais, podem ser selecionadas e premiadas pelo festival com R$ 1.200 cada. Os contemplados apresentarão o projeto de arte e cultura com duração de 25 a 60 minutos.

Os projetos, que podem ser feitos individualmente, em dupla ou grupo, podem ser gravados ou apresentados presencialmente, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano São Paulo.

A comissão organizadora da Semana “Paulo Setúbal” é composta por Cassiano Sinisgalli, Rogério Vianna, Cristiano Rodrigues da Mota, Cristiano Guimaraes de Camargo e Márcia Aparecida de Oliveira Freitas, com suporte administrativo da agente cultural Maria Augusta Barbará, que tem a função de elaborar e executar o programa de atividades cívicas e de cunho cultural para a 79ª Semana “Paulo Setúbal”, realizada em agosto.

Conforme Vianna, o festival vinha sendo elaborado em anos anteriores para abranger todas as expressões culturais e movimentos de arte tatuianos em um só evento, nos moldes da proposta inicial da Semana “Paulo Setúbal” – constituída em 1943.

“Este primeiro festival nasce de uma forma grandiosa para o setor, visando à promoção da atividade cultural em sua totalidade. Já vínhamos estudando uma forma de trazer um festival de arte e cultura e, neste ano, conseguimos”, comemora o diretor.

Vianna ainda destaca ser objetivo da comissão dar continuidade ao festival e consolidá-lo no município, assim como a Semana “Paulo Setúbal” e os prêmios literários que levam o nome do autor tatuiano, de abrangência nacional e municipal.

“Isso é um grande presente para Tatuí. Estamos elaborando este primeiro festival e isso, com certeza, vai se perpetuar com o tempo e cada vez crescendo mais”, concluiu o diretor.

As inscrições ao 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí devem ser realizadas, única e exclusivamente, pela internet, no link: https://forms.gle/cMivgXmNzwNyapsg7. “Devido à pandemia, vamos usar mais os meios digitais”, acrescentou Vianna.

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails: cultura@tatui.sp.gov.br ou museupaulosetubal@gmail.com; ou pelo telefone: (15) 3251-4969, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h.