Com quase 63% de participação, Tatuí “deu um banho” em Votorantim e venceu, pelo quarto ano consecutivo, o Dia do Desafio, realizado na quarta-feira da semana passada, 31 de maio. O resultado somente foi tornado público na noite de terça-feira, 6.
De acordo com o Sesc (Serviço Social do Comércio), órgão que coordenou a disputa entre as cidades, o município de Votorantim teve a participação de 10,49% da população, percentual seis vezes menor do que o tatuiano. A participação tatuiana neste ano foi maior do que a registrada no ano passado, quando 43% da população se fizeram presente no evento.
Pessoas de todas as idades participaram das atividades, que tiveram a maior concentração na Praça da Matriz. A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude organizou tenda para a prática de artes marciais e quadras de vôlei.
Grupos de capoeira, apresentações de dança e música animaram a Matriz. Um trio elétrico circulou por mais de 15 escolas, entre municipais, estaduais e privadas, de acordo com o diretor municipal de Esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima, o Buko.
“O nosso desafio é que a cada ano mais escolas venham ou participem de atividades físicas, venham participar com a gente. Nos bairros, o trio passou nas escolas. Muitas escolas nos ligaram para perguntar sobre o trio, teve essa expectativa de participação”, declarou.
O Departamento Municipal de Esporte ficou responsável pela coordenação do Dia do Desafio em Tatuí. Para Buko, a cada ano a participação aumenta e a população demonstra maior interesse pelo evento.
“Esse é o meu quinto Dia do Desafio. A cada ano a dinâmica muda, é um desafio diferente. Na minha primeira vez a gente acabou perdendo a competição para outra cidade. Depois que entendemos o funcionamento, não perdemos mais”, explicou.
Para o diretor, a participação de professores e dos profissionais das escolas foi fundamental para o que considerou como “sucesso” de Tatuí no Dia do Desafio.
Alunos da Escola Estadual “Barão de Suruí”, das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) “João Florêncio” e “Eugênio Santos”, Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva” foram até a Matriz para participarem das atividades físicas.
“Convidamos as escolas, os professores para que eles viessem para a Praça da Matriz. Toda a população sempre participa, quem fez caminhada, foi até a academia, até nas atividades cotidianas”, ressaltou.
Segundo Buko, o evento serve para chamar atenção da população para a importância de se fazer atividades físicas regularmente. Nos mais jovens e nas crianças, o efeito da “sementinha” do esporte pode ter repercussões no restante da vida.
“As atividades físicas são necessárias, pois dão qualidade de vida e saúde para as pessoas. Se desde pequeno o cidadão gostar de esporte, quando adulto a possibilidade de praticar exercícios será maior”, opinou.