Tatuí fica com a 5ª posição geral do Jomi e 12 medalhas conquistadas

Atletas representantes do município ganharam seis ouros em Cerquilho

Atletas e técnica do voleibol feminino exibem medalha de prata (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Com um total de 12 medalhas, os atletas tatuianos o terminaram o 24º Jomi – Jogos da Melhor Idade na quinta colocação geral. As disputas aconteceram na semana passada, entre os dias 25 e 29 de maio, em Cerquilho, pela 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.

Na classificação geral do Jomi, a liderança ficou com Sorocaba, que somou 205 pontos, seguida de Jundiaí, com 126 pontos, Itu, com 93, e Cerquilho, com 88. A participação dos atletas locais rendeu 61 pontos ao município.

Entre as 12 medalhas tatuianas, seis foram de ouro. A dupla Sônia Vitorello e Maria Aparecida da Silva Araújo foi campeã na modalidade buraco. Os outros cinco ouros foram conquistados na natação em piscina de 25 metros masculino em faixas etárias distintas: duas de Yukio Dan, nas categorias nado “costa” e “livre”; duas de João Gribergue, costa e livre; e uma de Valdir Benedito Santos Oliveira, no nado costa.

Ainda na natação em piscina de 35 metros, Oliveira conquistou mais uma medalha, de prata, no nado livre. Mais duas pratas foram conquistadas no tênis, sendo uma de Janeclair Hening Gropo, na disputa individual categoria “A”, para atletas a partir de 60 anos, e outra, de Ana Maria Martins e Yae Mitsumori, na disputa em dupla categoria B, para pessoas acima de 70 anos.

Os atletas tatuianos ainda trouxeram mais três medalhas de bronze ao município. Jarbas Clemente, juntamente com o filho Antônio Clemente, garantiu uma das medalhas, no dominó.

Os outros dois bronzes foram uma no atletismo, com a esportista Maria do Carmo M. G. Y. Colina, e outro no voleibol feminino categoria B, acima de 70 anos.

A equipe de voleibol feminino é formada pelas atletas: Ana Martins, Bene Vagalume, Eloísa Collacico, Florinda L. Rolim, Isabel Campos Camargo (Belinha), Lúcia Oliveira, Yae Mitsumori e Maria Docelina M. Scaglione.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, parte dos atletas tatuianos é oriunda do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), e os demais têm histórico em outras competições regulares.

Além das medalhas conquistadas no atletismo, buraco, dominó, natação, tênis e voleibol, Tatuí competiu no 24º Jomi nas modalidades bocha, coreografia, malha, truco e xadrez.

Organizado e realizado pela Secretaria de Estado de Esportes e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em 2022, o Jomi reuniu 38 municípios, 334 equipes, 1.233 atletas e 217 dirigentes, além de envolver outras 1.631 pessoas.