Tatuí confirma 10 casos de dengue por hora em 7 dias

345
Diariamente, mais de 240 pacientes recebem testes positivos para a dengue~(Foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

O novo boletim da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, divulgado nesta terça-feira, 26, com dados referentes à quinta-feira, 25, apontou um aumento de 1.683 casos da doença, em uma semana.

Até sexta-feira da semana passada, 19, a cidade havia somado 6.383 casos. Já nesta sexta-feira, 26, a VE informou ter totalizado 8.066 moradores com exames positivos para a doença, o que representa um aumento de 26,36% nos casos em sete dias.

No período, a média diária foi de 240 confirmações, cerca de dez casos de dengue a cada hora. Desde janeiro de 2021, o órgão recebeu 11.208 notificações de pessoas com suspeita da doença, sendo 3.142 casos descartados e 8.066, confirmados.

Somente na quinta-feira, 25, 344 casos foram confirmados na cidade. O índice soma todos os pacientes que receberam atendimento na UPA (unidade de pronto atendimento), no hospital da Unimed e na Unidade de Atendimento à Dengue, da Santa Casa de Misericórdia.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, nos bairros onde houve registro dos autóctones, o Centro de Controle de Zoonoses realizou a nebulização (aplicação de inseticida) pelas ruas.

Publicidade

A maioria dos casos é autóctone (contraídos no município) e ocorre na região do Jardim Santa Rita de Cássia. Contudo, conforme a VE, já há registro de casos positivos em todos os bairros da cidade.

A secretária da saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, reforça que todas as pessoas que apresentarem febre, acompanhada de pelo menos dois sintomas, como: náuseas, vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nas articulações, dor de cabeça ou dor no fundo dos olhos, devem procurar atendimento médico.

A Unidade de Atendimento à Dengue foi desativada e, a partir de segunda-feira, 29, os pacientes com sintomas serão recebidos nos postos de saúde. No período noturno e aos finais de semana, é necessário procurar a UPA (unidade de pronto atendimento).

A prefeitura ainda pede a colaboração de todos quanto à limpeza e manutenção de terrenos e residências, e salienta que as denúncias podem ser feitas pelos telefones (15) 3259-8428 ou 3259-8463, ou ainda na ouvidoria virtual pelo: http://tatui.sp.gov.br/ouvidoria.

Publicidade