Da reportagem
Tatuí está classificada para a segunda etapa do prêmio “Top Destinos Turísticos 2020/2021”, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pelo clube SKAL Internacional São Paulo.
Conforme foi notificado nas últimas semanas pela prefeita Maria José Vieira de Camargo e pelo secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, Tatuí concorrerá em quatro categorias: “turismo cultural’’, “turismo de estudos e intercâmbio”, “turismo gastronômico” e “turismo de negócios e eventos”.
Sinisgalli destaca que Tatuí está concorrendo com municípios de alta relevância turística no interior paulista. Na edição anterior (2018/2019), a Capital da Música foi eleita uma das cinco cidades finalistas na categoria “turismo cultural”, ao lado de Brodósqui, Holambra, Iguape e São Luiz do Paraitinga.
Segundo o secretário, nesta segunda etapa do prêmio, são avaliadas as “atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura”.
A avaliação será realizada por votação popular e análise profissional. A votação popular teve início no dia 1º de junho e segue até o dia 15 de outubro. A apuração levará em consideração o total de votos obtidos pelo município, ponderados pelo número de habitantes e transformados em pontos.
Para votar, basta clicar no link https://votetop.com.br/cidade/tatui e escolher a cidad. “É possível votar em todas as categorias em que Tatuí está concorrendo”, acrescenta Sinisgalli.
Finalizada a etapa da votação popular, os seis municípios mais bem pontuados, segundo os critérios do concurso, serão submetidos a pontuação técnica pela comissão técnica julgadora em cada uma das categorias.
Um júri formado por seis especialistas em turismo, marketing e comunicação terá de 16 a 25 de outubro, para analisar e pontuar os municípios concorrentes, de acordo com critério pessoal e conhecimento de cada julgador.
Serão considerados “Top Finalistas” os três municípios mais bem pontuados de cada categoria (votação popular e comissão técnica). A apresentação dos finalistas está agendada para 31 de outubro.
Já no dia 30 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, em São Paulo, serão revelados os “Top Campeões” das categorias, em evento com a presença de autoridades, imprensa e os representantes dos municípios finalistas.
As categorias do prêmio deste ano são: turismo social; ecoturismo; turismo cultural; turismo religioso; turismo de estudos e intercâmbio; turismo de esportes; turismo de pesca; turismo náutico; turismo de aventura; turismo de sol e praia; turismo de negócios e eventos; turismo rural; turismo de saúde; turismo de parques temáticos; turismo de compras; e turismo gastronômico.
Esta é a terceira edição do prêmio Top Destinos Turísticos. A premiação, tida como “um reconhecimento às cidades que acreditam e valorizam o turismo como fonte de riqueza e autoestima à população”, foi lançada, em 2016, durante a Abav Expo – considerada a mais importante feira de turismo do Brasil.
“O prêmio tem a finalidade de valorizar municípios cuja administração promove ações para incentivar o turismo”. Na primeira edição do certame, Tatuí foi premiada na categoria “estudos e intercâmbio”.
Sinisgalli ressalta que, para a cidade, a classificação representa a confirmação do potencial turístico. Ele lembra que Tatuí é MIT (município de interesse turístico), desde 2017, e busca elevação ao título de estância turística.
“Este prêmio é muito importante porque nos coloca em evidência no cenário turístico não só do estado de São Paulo, mas de todo o Brasil, já que a divulgação é nacional”, salienta o secretário.