Surto de dengue no município é tema de audiência na Alesp

Da redação

O alto número de moradores tatuianos infectados pela dengue no primeiro semestre do ano será tema de audiência pública na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Denominado “Surto de dengue em Tatuí”, o evento acontece, de forma online, na noite de quinta-feira, 1º de julho.

De acordo com informações divulgadas pela Vigilância Epidemiológica, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, até domingo, 27, haviam sido confirmadas 20.398 contaminações pela doença no município em 2021.

Este é o ano com maior número de casos autóctones, conforme apontam as fichas epidemiológicas do órgão municipal, abordando o período de 1992 a 2021.

O índice de casos deste ano representa número 64,91 vezes maior que a totalidade de 2020, quando se somaram 314 infectados entre janeiro e dezembro.

A audiência é organizada pela deputada estadual Maria Izabel de Azevedo Noronha, a “Professora Bebel” (PT). Conforme nota enviada pela assessoria de comunicação da parlamentar, a intenção é “entender as causas do surto e impactos, além de debater medidas de combate e prevenção”.

O evento deve contar com a participação do vereador tatuiano Eduardo Dade Sallum (PT); Luiz Eduardo Vieira Del Bem e João trindade Marques, ambos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); Jayme Augusto de Souza Neto, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Botucatu; e José Henrique Maia Campos de Oliveira, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Para Bebel, é preciso cobrar dos governos, tanto municipal quanto estadual, uma ampliação de atividades e serviços de combate à dengue.

“É fundamental o trabalho de conscientização da população, das visitas de equipes às residências, das operações de limpeza no município e de um reforço no sistema de saúde para atender os casos confirmados. Nesta audiência pública, poderemos debater as medidas necessárias”, afirmou a deputada, em nota.

A audiência será transmitida pelo canal do YouTube da Alesp, disponível pelo link: https://www.youtube.com/c/AlespOficial, e pelas redes sociais da deputada Bebel e do vereador Sallum.