“Supermães” realiza a 1ª Semana de Conscientização do Autismo de Tatuí

Grupo Supermães TEA Tatuí em visita ao paço municipal (foto: AI Prefeitura)

Na semana em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (instituído pela ONU em 2008 e comemorado no dia 2 de abril), o Grupo Supermães TEA Tatuí realiza a 1a Semana Municipal da Conscientização do Autismo.

As atividades integram o calendário oficial de eventos locais desde a aprovação da lei municipal 5.335, de 19 de março de 2019, e contam com o apoio da prefeitura, por meio das secretarias da Educação, da Saúde e do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, além do Conservatório de Tatuí e da Abaçaí Cultura e Arte.

A abertura oficial aconteceu na segunda-feira, 1o, às 16h, no paço municipal, com um encontro das “Supermães” com a prefeita Maria José Vieira de Camargo, os secretários municipais, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e convidados.

Na terça-feira, 2 (dia oficial da campanha), foram distribuídos folhetos e cartazes para conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas escolas municipais e nas unidades básicas de saúde.

O encerramento das atividades será no sábado, 6, às 9h30, na Praça da Matriz. Haverá um depoimento da mãe, coordenadora do Grupo Supermães e neuropsicopedagoga Sarah D’Ávila, apresentação do Coro Infantil do Conservatório de Tatuí e a distribuição de folhetos informativos sobre o TEA.

O grupo Supermães foi criado com o intuito de unir mães, divulgar informações sobre o autismo e “desmistificá-lo”. Além de levar informações às famílias, auxiliando no diagnóstico precoce e na intervenção, ele propõe ações para ajudar na inclusão escolar e social.

“Começamos com 20 mães que realizavam roda de conversa e, hoje, somos 105 famílias engajadas na causa”, contou Sarah.

Conforme ela, a intenção da campanha é conscientizar a população e, com o tema “Identifique, entenda e apoie”, levar informações ao público sobre a síndrome, que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar no comportamento do indivíduo.

“Nós sabemos que a conscientização precisa ser constante e promover mudanças de hábito, mas é necessário promover campanhas para que cada um possa mudar o seu contexto e sobre a síndrome, e para que, juntos, possamos mudar algo maior, que é a sociedade”, ressaltou.

De acordo com relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, divulgado no ano passado, existe, atualmente, um caso em cada 59 crianças (estimativas de 2014, divulgadas em 2018). Antes, em 2012, havia 68 casos nessa mesma proporção, conforme outro estudo, divulgado em 2016.

A lei municipal que instituiu a Semana Municipal de Conscientização do Autismo foi criada pelos vereadores Alexandre de Jesus Bossolan (PSDB) e Rodnei Rocha (PTB), e aprovada por unanimidade, durante a sessão extraordinária da Casa de Leis na noite de 12 de março deste ano.

O PL revoga a lei ordinária 5.062, de 15 de dezembro de 2016, que instituiu o Dia Municipal de Conscientização do Autismo, também comemorado em 2 de abril. A determinação atual ainda amplia de um dia para uma semana o trabalho de conscientização sobre autismo em Tatuí.

Conforme o projeto de lei, para o desenvolvimento da semana, o Poder Executivo pode realizar convênios e parcerias, através de secretarias e autarquias municipais, fundações, associações, ONGs (organizações não governamentais), conselhos, entidades assistenciais e organizações ligadas ao tema para a realização das atividades específicas.

“Essa semana vem como um marco, trazendo os olhares de toda a sociedade para o autismo. Muitos ainda não sabem o que é a síndrome e, com isso, as famílias e os portadores enfrentam dificuldades diárias, que podem ser evitadas desde que as pessoas tenham informação”, salientou.