Sétima edição do ‘Tatuí Classic Car’ recebe público de mais de 13 mil

Exposição contou com a participação de mais de 430 veículos antigos

Centro Hípico de Tatuí sedia a 7ª edição do Tatuí Classic Car (foto: Antigomobilismo de Tatuí)
Da reportagem

A sétima edição do “Tatuí Classic Car”, realizada nos dias 20 e 21, sábado e domingo, atraiu aproximadamente 13 mil pessoas e mais de 430 carros, expostos no Centro Hípico de Tatuí, segundo informações do Antigomobilismo Clube, que atuou na organização do evento juntamente com o CHT.

A programação deste ano marcou a retomada da exposição após dois anos de inatividade em virtude da pandemia. “A pausa gerada pela Covid-19 tem feito com que eventos do gênero automobilístico tenham uma procura acima da média”, comentou o diretor do Antigomobilismo, Carlos Orlando Mendes Filho.

Segundo ele, o evento deste ano superou a marca alcançada na edição anterior, de 2019, quando 12 mil visitantes compareceram ao CHT.

“Após o retorno das atividades, o público pediu pela volta da exposição. O resultado foi o recorde de visitantes que vimos durante os dois dias. O Antigomobilismo agradece a todos que estiveram presentes”, comemorou.

Para Mendes, o Tatuí Classic Car se consolidou no circuito cultural do município, gerando renda e, ao mesmo tempo, fomentando o setor turístico. “Recebemos colecionadores de diversas cidades do estado de São Paulo. Isso mostra o prestígio e a seriedade que a exposição conquistou”, pontuou o diretor.

Entre eles, estiveram expostos carros nacionais e importados, motonetas, motocicletas e caminhões, vindos de diversas regiões do país. “O evento superou as expectativas, principalmente no domingo, com recorde de público”, apontou o diretor.

Além de veículos antigos, o espaço teve praça de alimentação, com salgados, hambúrgueres, costela assada no chão e doces caseiros. A exposição contou com espaço destinado às crianças, além de uma feira de antiguidades.

As atividades começaram no sábado, às 9h. Às 11h, aconteceu a solenidade de hasteamento das bandeiras e a abertura oficial, com a presença de autoridades.

Carlos Orlando Mendes Filho e o pai, Carlos Orlando Mendes, durante a 7ª edição (foto: Antigomobilismo de Tatuí)

Logo após, houve apresentações com os grupos Bicho do Brejo, Creedence Cover e banda Simphony, respectivamente. No período da tarde, os visitantes assistiram às apresentações de atrelagem com a Estância do Dunga. No domingo, ainda houve shows das bandas Boatos, Rubby Woo e Live By Night.

O analista de sistemas José Pereira, de Sorocaba, esteve em Tatuí visitando familiares e resolveu conhecer a exposição. “Muitos dos veículos que vi marcaram a minha infância e eram verdadeiros sonhos de consumo. O tempo passou e se tornaram relíquias”, salientou Pereira.

Ele citou o exemplo de um Santana do ano de 1984, que estava exposto. “Após muitos anos, consegui adquirir um modelo parecido, e cuidei dele até o momento de vendê-lo”, afirmou.

O advogado João de Souza e a esposa Joice, de Itapetininga, estiveram em Tatuí a passeio e aproveitaram para conhecer o CHT e o evento.

Eles comentaram ter se lembrado do carro que usaram no dia do casamento, um Ford Galaxie ano 1975. “Vimos um modelo muito parecido com o que nos levou da igreja para a festa do casório, há 43 anos”, lembrou Souza.

Para ele, exposições de carros antigos “fazem a memória reviver momentos que marcaram a vida das pessoas”. “Você passeia e, de repente, vê um veículo que fez parte de sua história, que teve uma importância em determinado período da vida. Chega a ser emocionante, de certa forma”, complementou Souza.

Segundo o tatuador Daniel de Almeida Júnior, de Capela do Alto, ver veículos antigos é uma forma de conhecer mais sobre como era a tecnologia nas décadas anteriores e sua evolução.

“É interessante saber que, até décadas atrás, o sistema de transmissão de marchas, em muitos carros, era na coluna da direção e não no console”, mencionou Almeida Júnior, que tem 25 anos.

Ele tem interesse em adquirir um veículo antigo, mas ainda não decidiu por qual modelo. “É um investimento alto e requer bastante atenção. Vim à exposição para ter uma noção e conversar com quem entende sobre o assunto”, salientou.

Para participar da exposição, os veículos devem ter mais de 30 anos de fabricação. O Tatuí Classic Car faz parte do calendário oficial de eventos do município, por meio da lei municipal 5.199. A deputada estadual Damaris Moura é a autora do projeto de lei 611, que visa incluí-lo no Calendário de Eventos do Estado de São Paulo.

No ano de 2015, o Antigomobilismo Clube de Tatuí, pelos associados, retomou a tradição de promover encontros de veículos antigos na cidade, que eram bastante movimentados nos anos 80 e 90.

A primeira edição aconteceu na avenida Salles Gomes, reunindo por volta de 120 veículos de colecionadores de Tatuí e região. O evento utilizou a estrutura gastronômica disponível na própria avenida e recebeu centenas de visitantes.

A partir do ano seguinte, o encontro passou a ser realizado no Centro Hípico de Tatuí, situado na rodovia SP-141, no trevo da Ceagesp, onde consegue oferecer aos expositores e ao público uma praça de alimentação e espaço com shows nos dois dias.

Na atual edição, houve a cobrança de “ingresso social” no valor de R$ 10, com parte da renda destinada à casa de apoio ao tratamento de câncer a tatuianos em Jaú (SP).

De acordo com Mendes, a oitava edição, prevista para os dias 19 e 20 de agosto de 2023, já começou a ser planejada. “Vamos aperfeiçoar alguns aspectos, e traremos novidades para manter a qualidade do evento. Queremos gerar expectativa”, antecipou o diretor.