Sesi continua a receber projetos de artes cênicas, música e literatura

A unidade local do Sesi (Serviço Social da Indústria) segue com inscrições abertas para o edital 2018 do Território Sesi-SP de Arte e Cultura. O processo de seleção de projetos teve início em 11 de dezembro e vai até o próximo dia 19 deste mês. Os artistas interessados têm até às 23h59 para se garantirem na disputa.

O envio das propostas é realizado exclusivamente pela internet, no canal chamado “sistema de captação”. A inscrição é realizada pelo site www.sesisp.org.br. Na página principal do endereço eletrônico, os artistas devem procurar pelo link “editais”. Depois de clicar no endereço, o usuário é levado para outra página, na qual tem acesso a todos os editais que estão em aberto.

Também há especificações técnicas a respeito do formato das propostas e sobre os requisitos que precisam ser preenchidos. As exigências variam conforme o tipo de manifestação cultural. Os resultados serão divulgados em 30 de março.

De acordo com o Sesi, não serão aceitas inscrições via e-mail, pelos Correios ou de quem se dispuser a ir pessoalmente até a unidade. Em Tatuí, o serviço funciona na avenida São Carlos, 900, na vila Doutor Laurindo. Dúvidas a respeito do procedimento são esclarecidas pelos fones 3205-7911 e 3205-7913.

A organização informa que as inscrições via meio eletrônico visam ao aprimoramento do processo de seleção. Em nota, o Sesi ressaltou ainda que mais de 600 propostas serão selecionadas, objetivando o fortalecimento da produção artística local e regional. Elas serão integradas à programação cultural da instituição.

Os projetos contemplados participação de apresentações nas 39 unidades do Sesi. A fase de circulação acontecerá durante todo o ano. Entretanto, a instituição informou que poderá estender o chamamento dos habilitados para 2019.

No total, sete polos regionais recebem as propostas dos artistas que, por sua vez, devem ter trajetória vinculada a alguma das mais de 600 cidades de jurisdição das unidades do Sesi. Segundo o regulamento, o representante legal não necessita estar sediado nessas cidades. Tatuí está inserido no Polo 3, que compreende as unidades de Bauru, Botucatu, Itapetininga, Jaú e Sorocaba.

As linguagens artísticas requeridas, são: artes cênicas, música e literatura. Poderão ser inscritos projetos nos mais variados gêneros da música popular e erudita, em formações instrumentais, vocais e conjuntos musicais (vocal e banda); espetáculos de teatro, teatro-dança, dança, circo-teatro, performances, teatro de rua, teatro de bonecos e formas animadas.

Já a literatura abrangerá a narração de histórias literárias, as quais busquem promover a interação dos contadores de histórias e o público de todas as idades.

Com a iniciativa, o Sesi pretende cumprir com a missão de democratizar e ampliar o acesso à cultura, além de incentivar e difundir a multiplicidade e a diversidade das linguagens e tendências artísticas para a formação de plateias.

A unidade de Tatuí receberá projetos de nove cidades. Além do próprio município, poderão apresentar propostas agentes culturais de Boituva, Cerquilho, Cesário Lange, Laranjal Paulista, Pereiras, Porangaba, Quadra e Torre de Pedra.

O Sesi adotou seis critérios para seleção dos projetos artístico-culturais. Em todas as linguagens, as propostas devem possuir relevância conceitual, relevância temática, cultural, viabilidade técnica, adequação física e financeira.

As proposituras de atividades culturais precisam conter, especificamente, elementos de natureza história, cultural e artística, serem fruto de pesquisa de linguagem ou de grupo, serem desenvolvidos por artistas qualificados e possuírem compatibilidade técnica e monetária, entre a proposta e o orçamento.