Semana de Prática de Conjunto do Conservatório tem mais seis concertos

1499
Grupo de Percussão Jovem apresenta-se na tarde de quinta-feira (crédito: Divulgação/Conservatório de Tatuí)

A 4ª Semana de Prática de Conjunto do Conservatório de Tatuí tem os seis últimos concertos entre esta quarta-feira, 13, e a sexta-feira, 15. Cinco deles acontecem no Teatro “Procópio Ferreira”, com entrada gratuita.

Hoje, às 20h, apresenta-se no teatro a Banda Sinfônica Jovem, com regência de José Antonio Pereira. No repertório, destaque para a música “Amazing Grace”, de Frank Ticheli, e o encerramento com peças tradicionais de Natal, com arranjos de Antonio Carlos Neves Campos.

Com regência de Míriam Cândido, o Coro Infantil do Conservatório apresenta-se na tarde de quinta-feira, 14, no salão da Unidade 3 (em frente ao portão da unidade principal). Serão cantadas músicas de compositores como Chico Buarque, Jorge Ben Jor e Adoniran Barbosa.

Haverá participação solo dos cantores Giovanna Gonçalves Hessel, Lucas Tavares Fatel, Beatriz Pereira Hélio e Linda Yasmim Andreoli Messias; de flauta transversal com Elisa Brandino e Anna Clara Camargo Estanislau; e de violino com Catherine Rigo Tardeli.

Na noite de quinta-feira, às 20h, sobe ao palco do teatro o Conjunto de Metais, com regência de Edmilson Baia. Na abertura, o grupo apresenta a consagrada obra “O Guarani”, de Carlos Gomes. No encerramento, “O Bêbado e o Equilibrista”, composição de João Bosco e Aldir Blanc.

A obra de encerramento terá solo da cantora Drusila Marques. Além dela, o concerto do Conjunto de Metais terá solos do tubista Daniel Satler, do trompetista Pedro da Silva Costa; do tenor Wilken Silveira; do duo formado por Ramon Diego (trompete) e Marcelo Bambam (trombone); da eufonista Andressa Luz; e do trompista Rafael Proença.

Às 15h da sexta-feira, o “Procópio Ferreira” recebe o Grupo de Percussão Jovem, regido por Agnaldo Silva. No repertório, obras de compositores como Stephen Tillapaug, Luiz Roberto Sampaio (Bolão), Irvin Berlin e Thomas Brown.

Os dois últimos concertos acontecem na noite de sexta-feira, a partir das 20h, ambos no teatro. Primeiro, a Camerata Jovem de Cordas, coordenada pela professora Elen Ramos Pires, apresentando uma série de tangos do compositor argentino Astor Piazzolla.

Entre eles, a obra “Le Grand Tango”, que Piazzolla dedicou ao músico russo Mstislav Rostropovich. A obra, originalmente escrita para piano e violoncelo, recebeu arranjos para conjunto de cordas e terá solo do violoncelista Tulio Pires, marido da coordenadora da camerata.

Na sequência apresenta-se a Orquestra de Violoncelos e os papeis se invertem: Tulio Pires é o coordenador e a esposa Elen Ramos Pires faz o solo, também de violoncelo, na obra “Prayer”, do suíço Ernest Bloch. Trata-se de uma peça de origem judaica, com arranjos especiais para o grupo de violoncelos.