Semana da Água tem início nesta segunda-feira com várias atividades

223
Programação diversificada ocorrerá entre os dias 16 e 22 de março (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do Departamento de Meio Ambiente e do Setor de Educação Ambiental, promoverá, entre os dias 16 e 22, a Semana da Água, com atividades alusivas ao Dia Mundial da Água – celebrado em 22 de março.

A abertura da Semana da Água será realizada na Estação Experimental Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), às 8h, na segunda-feira, com o primeiro programa no município dedicado integralmente aos alunos das escolas do campo, o projeto “Escolas Rurais, Descobridores Ambientais”.

Na ocasião, 67 alunos, dos 3º, 4º e 5º anos das Emefs “Professora Orlando Bellucci”, do bairro dos Oliveiras, “Professora José Menezes Bueno”, do Americana, e “Professor Luiz Paes de Almeida”, da Quadrinha, participarão de uma trilha com o engenheiro agrônomo Marcelo Ticelli.

Na terça-feira, às 9h, na Sabesp, 20 alunos do Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Rita Correa Coelho”, do Parque Municipal Ecológico Maria Tuca, farão uma visita à ETA (Estação de Tratamento de Água).

Já na quinta-feira, 19, no período da manhã, está programada uma caminhada e jogos ambientais, no Parque “Maria Tuca”, com os alunos do Numea.

Publicidade

Na sexta-feira, 20, às 9h, o Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fundo Social de Solidariedade, sob a orientação da professora Rosa Maria, fará uma série de exercícios ao ar livre e ainda promoverá o plantio de mudas nativas na APP (área de preservação permanente) do ribeirão do Manduca, na praça Mário Coscia.

No sábado, 21, dois eventos farão parte da programação. Às 9h, no Parque “Maria Tuca”, o Grupo de Escoteiros Tupancy plantará 50 mudas nativas, e, às 21h, na Praça da Matriz, acontece o “Rolê na Praça – O Hip-Hop em Defesa da Água”.

O encerramento ocorrerá às 10h de domingo, com uma aula de hidroginástica, ministrada pelo professor Mesquita, aberta ao público, no Parque “Maria Tuca”.

Conforme a organização, as atividades serão realizadas objetivando “a conscientização da população sobre o tema e, também, a promoção do lazer para os munícipes, de acordo com o tema proposto”.

Os preparativos para a semana começaram com uma série de contação de histórias, para os alunos das fases I e II do Cepem “Professora Lala Del Fiol” (Jd. Santa Cruz), da Emei “Professora Cacilda Rodrigues de Almeida Hoffmann” (Dr. Laurindo), do Cepem “Professora Helena Hoffmann” (Jd. Tóquio) e do Cepem “Professora Elsa Orsi Avallone” (vila Esperança).

A atividade é realizada pelo Setor de Educação Ambiental e inspirada nos livros “Aventuras de uma Gota D’Água” e “Animais do Oceano”.

Publicidade