Saúde Tatuí adere à campanha ‘Outubro Rosa’ nas unidades

Rede promove atividades em prevenção ao câncer de mama

4
ESF CDHU sedia eventos do Outubro Rosa (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

A Secretaria de Saúde de Tatuí aderiu à campanha nacional “Outubro Rosa” e realiza, até o final deste mês, diversas atividades voltadas à saúde da mulher e à prevenção do câncer de mama.

A primeira ação foi realizada no sábado, 2, nas unidades básicas de saúde dos bairros CDHU, Valinho, vila Santa Luzia e Jardim Tóquio. Os postos dos bairros permaneceram abertos, oferecendo palestras, coleta de Papanicolau, exame das mamas, pedido para mamografia de rotina e orientações de saúde bucal com dentistas.

Conforme a Secretaria de Saúde, durante todo o dia, 154 exames de Papanicolau foram realizados e a programação deve chegar a outras unidades de saúde, com atividades semelhantes, sempre das 8h às 12h, “intensificando as ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e de colo do útero”.

Na sexta-feira, 8, as atividades serão realizadas na UBS “Dr. Aniz Boneder”, o CS1 – UBS Central; no sábado, 9, na ESF “Adriana Mesquita Tibellio Mota”, no bairro Jardins de Tatuí; dia 19, na UBS “Antônio Rodrigues”, na vila Esperança; e dia 20, na UBS “Dr. José Celso Nogueira”, na Enxovia.

No dia 23, as atividades serão realizadas na ESF do Jardim Santa Rita de Cássia, na ESF “Dr. Medardo Costa Neves” (Jardim Rosa Garcia), na ESF “Dr. Simeão Orsi” (vila Angélica), na UBS “Dr. Almiro dos Reis” (vila Dr. Laurindo) e na ESF “Dr. Alceu Machado Filho” (vila São Cristóvão).

Publicidade

A assessoria de comunicação da prefeitura ressalta que o câncer de mama, se identificado precocemente, apresenta até 95% de chance de cura. Mas, para isso ser possível, é necessário que as mulheres realizem a mamografia rotineiramente. “Uma forma de incentivá-las é a campanha Outubro Rosa”, ressalta a órgão.

Publicidade