Saúde conclui nesta quinta ‘campanha rosa’ na Praça da Matriz

249
Publicidade





A Secretaria Municipal da Saúde encerra amanhã, quinta-feira, 23, as ações locais da campanha “Outubro Rosa”. Na Praça da Matriz, a pasta municipal promoverá mobilização com diversos estantes que disponibilizarão serviços gratuitos à população. A iniciativa do mês de saúde preventiva da mulher é da Prefeitura.

Nos estantes, as mulheres que passarem pela Matriz poderão receber dicas de cuidados com a saúde, aferir a pressão arterial e fazer teste de glicemia capilar. Também serão oferecidos serviços de medição da circunferência abdominal.

A Prefeitura disponibilizará, também, testes rápidos para detecção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como HIV e Sífilis. Serão oferecidas, ainda, orientações de combate ao câncer de mama e uso de preservativo feminino.

Os estantes funcionarão em horário alternativo, das 15h às 19h. Segundo a titular da pasta, Cecília Oliveira França, o evento acontece em dia da semana como forma de dar oportunidade às pessoas que circulam pelo centro. Dessa forma, mulheres que atuam no comércio também serão beneficiadas.

Publicidade

“Muitas vezes, esse tipo de campanha é somente realizada aos sábados. Com essa nova estratégia, queremos abordar as mulheres que estiverem passando pela Praça da Matriz para incentivar a realização do autoexame de mamas, mamografias e outros cuidados essenciais”, disse, por meio da assessoria da Prefeitura.

De acordo com a secretária, qualquer mulher a partir dos 11 anos pode fazer o autoexame. “Toda nossa população precisa saber disso”, complementou.

A campanha “Outubro Rosa” é realizada em outubro em diversos países do mundo. O foco é a prevenção de doenças e o estímulo aos hábitos saudáveis.

Além da Secretaria Municipal da Saúde, o Fundo Social de Solidariedade participa da campanha de prevenção ao câncer de mama. A entidade está distribuindo laços cor-de-rosa, símbolo da campanha, entregues aos departamentos da Prefeitura no início do mês. Em Tatuí, o Poupatempo também aderiu.


Publicidade