Saúde atende 1.750 em mutirão para reduzir vacinas em atraso

Ação soma doses contra gripe, sarampo e Covid-19; vacina segue

Aplicação de doses segue em campanha para três vacinas (foto: AI Prefeitura)
Da redação

No último sábado de abril, dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu novo mutirão de vacinação. A ação visou à aplicação de imunizantes contra a gripe, a Covid-19 e o sarampo, e contabilizou 1.750 doses.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, os objetivos da campanha foram os de diminuir o número de pessoas com doses atrasadas, evitar novos surtos das doenças e facilitar a vacinação de pessoas que, por algum motivo, não conseguem procurar uma unidade de saúde durante os dias da semana.

A vacina contra a Covid-19 esteve disponível em cinco pontos do município. As doses foram aplicadas no “Postão” (UBS Central), nas unidades básicas de saúde da vila Dr. Laurindo e Santa Cruz, e nas ESFs (Estratégias Saúde da Família) do CDHU (Conjunto de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) “Orlando Lisboa”, Jardim Santa Rita de Cássia e vila Angélica.

Nesses postos, a Saúde vacinou, pelo mutirão, 486 pessoas, sendo: 2 com a primeira dose; 19 com a segunda; 194 com a terceira; 150 com a quarta; 33 crianças de 5 a 11 anos de idade com a primeira dose; e 88 crianças de 5 a 11 anos com a segunda dose.

As vacinas contra a gripe foram aplicadas no Centro de Saúde “Aniz Boneder”, nas UBSs da vila Dr. Laurindo, Santa Cruz, Esperança; nas ESFs do Jardim Tóquio, Jardins de Tatuí, São Cristóvão, CDHU, Valinho, Rosa Garcia e Santa Luzia; e no PSF (Programa Saúde da Família) da vila Angélica.

Os 13 pontos distribuíram 823 doses, das quais 567 doses em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e 256 doses em idosos a partir dos 60 anos de idade. O último número engloba a imunização de profissionais da Saúde.

Em nota, a Secretaria de Saúde destaca que, desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 29 de março, 10.396 doses do imunizante foram aplicadas nos grupos prioritários de Tatuí.

O maior público é o de idosos, com 8.788 pessoas vacinadas, seguido de 976 profissionais da Saúde, 567 crianças, 48 gestantes e 17 puérperas.

Ainda conforme a pasta, crianças e profissionais da Saúde também puderam se imunizar contra o sarampo, em ação da campanha nacional. Ao todo, foram aplicadas 451 doses, das quais 8 em profissionais da Saúde e o restante, ou seja, 443 doses, em crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

A secretaria ressalta que a campanha de vacinação contra as três doenças continua normalmente no horário de funcionamento dos postos. Para receber as doses, o cidadão deve apresentar “documentação necessária para cada imunizante”, respeitando a data estabelecida na caderneta de vacinação (Covid-19) ou o grupo à qual pertence (influenza e sarampo).

Mais informações podem ser obtidas na unidade de saúde mais próxima da residência do cidadão, ou na VE (Vigilância Epidemiológica), pelo telefone (15) 3259-6358.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome