Formação e aperfeiçoamento de agentes e GCMs tem início

Quarenta e oito profissionais de Tatuí participam de iniciativa

Secretário Miguel Ângelo abre aula inaugural no CEU das Artes (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Agentes de trânsito e guardas civis municipais estão em treinamento, informa a prefeitura. No total, 48 servidores do município realizam curso de formação e aperfeiçoamento. A ação teve início na última sexta-feira de abril, dia 29.

A aula inaugural aconteceu no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, na vila Santa Helena. A abertura foi promovida pelo DMMU (Departamento de Mobilidade Urbana), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.

Os participantes são submetidos à formação e atualização para exercerem atividades de fiscalização e operação de trânsito, por meio do órgão municipal integrante do SNT (Sistema Nacional de Trânsito). O curso tem carga horária de 200 horas dedicadas à formação e 32 horas para atualização.

A capacitação é instituída pelas portarias 94/2017 e 150/2021 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e pela resolução 811/2020 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Em Tatuí, ela está a cargo da LB Liberty Assessoria e coordenação do advogado Pedro Henrique Souza Lolli Comisso.

O conteúdo é ensinado por meio de aulas teóricas e práticas, sobre temas que abrangem legislação de trânsito, engenharia de tráfego, ética e cidadania, psicologia aplicada ao trânsito, operação e fiscalização de trânsito e língua portuguesa.

As atividades práticas consistem em visitas técnicas, atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento e simulação de emergências que envolvam o trânsito.

Participaram da abertura do curso o secretário municipal da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, coronel Miguel Ângelo de Campos; o diretor do DMMU, Yustrich Azevedo; o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli; e o comandante da GCM, Vanderlei dos Passos.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome