Santa Cruz Futebol Clube completa 96 anos de fundação no município

Da reportagem

O time tatuiano Santa Cruz Futebol Clube completou, na última segunda-feira de janeiro, dia 25, 96 anos de fundação no município. O clube esportivo, fundado em 25 de janeiro de 1925, é o mais antigo da cidade ainda ativo.

O clube também é o quinto mais antigo da história, atrás apenas do Sport Clube Tatuhyense, Tatuhy Foot Ball Club (ambos de 1907), do Operário Futebol Clube (1910) e da Associação Atlética Pindorama (1921), já extintos.

De acordo com o presidente do clube, Marcos Fernandes de Lima (Lombriga), devido à pandemia do novo coronavírus, as comemorações com jogos especiais e presenciais foram suspensas. Contudo, o “time não deixou a data passar em branco”.

Nas redes sociais, os jogadores fizeram vídeos em homenagem ao time, postaram fotos para relembrar os momentos históricos e ainda lançaram a nova camisa do clube com a marca dos 96 anos.

Lombriga aponta que, nas postagens, as comemorações dos 95 anos foram as mais lembradas. No ano passado, o clube promoveu, no Centro Cultural (antigo Alvorada Clube), equipamento da prefeitura, a exposição fotográfica “Santa Cruz Futebol Clube 95 Anos”.

O evento contou com curadoria de Thonny Guedes e parceria da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, apresentando registros fotográficos pertencentes ao acervo do clube esportivo.

“Participar deste momento histórico e estar à frente deste clube é motivo de orgulho. Eu cresci fazendo parte da história deste clube, joguei muitas vezes pelo time e posso dizer que é meu time do coração”, disse o presidente.

O clube nasceu como Associação Atlética Tatuhyense, em 28 de janeiro de 1923, e foi rebatizado como Santa Cruz Futebol Clube dois anos depois.

Essa nova equipe formou, com o Operário FC e a AA Pindorama, o primeiro “trio de ferro”, na década de 20, e, no início da década de 30, foi somada a AA XI de Agosto, formando os “quatro grandes de Tatuí”.

Selo comemorativo dos 96 anos (foto: divulgação)

Em meados dos anos 30, surgiu o Esporte Clube Camelo, que logo passou a chamar-se Esporte Clube São Martinho. Com a extinção do Operário e do Pindorama, formou-se então o segundo “trio de ferro”, com Santa Cruz, XI de Agosto e São Martinho.

O estádio do Santa Cruz chama-se “Menotti de Campos” e fica em terreno doado pela então prefeita Chiquinha Rodrigues e pelo benemérito Menotti de Campos, em meados dos anos 40.

A secretaria municipal lembra que, devido ao terreno ser um pouco inclinado, foi necessário fazer terraplanagem na época e que a área do campo acabou cercada com bambu e, depois, com ripas de madeira, sendo que o plantio da grama ocorreu pelos próprios torcedores, que buscaram esterco.

Desde a sua fundação como AA Tatuhyense, o Santa Cruz se definiu como o “Dragão da Colina”, tendo em vista que o ficava no bairro Colina da Santa Cruz, atualmente chamado Alto da Santa Cruz.

“Ainda assim, os próprios torcedores se intitulam como os ‘Dragões da Colina Santa’. O símbolo do dragão faz parte da história da equipe, tendo seu símbolo cravado no escudo do time”, conforme a secretaria.

Entre os títulos colecionados pelo clube, estão: campeão da Copa Centenário em 1954; campeão amador em 1972, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978, 1980 e 1995; cinco vezes campeão da Copa Tatuí (na qual obteve o troféu permanentemente); e campeão da categoria veteraníssima da Copa Rádio Notícias de Futebol Master, em 2011.