O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) iniciou, nesta semana, a campanha de arrecadação de doces e guloseimas para completar os presentes de Natal que serão distribuídos pelo projeto “Samu Solidário”.
Conforme a coordenadora da base descentralizada de Tatuí, Cássia Stela Rodrigues Alvares, a ação visa beneficiar pelo menos 2.000 crianças carentes em uma festa de Natal. O evento contará com distribuição de brinquedos, doces e alimentos, que atenderão às famílias das comunidades mais necessitadas do município.
As arrecadações para a campanha solidária tiveram início em setembro, quando voluntários realizaram a “Pizza Solidária” e promoveram a venda de chinelos personalizados com a logomarca do projeto, para ajudar a levantar o dinheiro para a aquisição de brinquedos.
“Os brinquedos – que era a parte mais cara – a gente conseguiu comprar tudo, graças a Deus. Agora, precisamos de ajuda para conseguir arrecadar os doces”, ressaltou a coordenadora.
Quem puder ajudar doando balas, pirulitos, pipocas ou chicletes pode levar os donativos à base do Samu, na rua 15 de Novembro, 1.383, até este domingo, 16. Os voluntários vão juntar as doações e separá-las em saquinhos de presente.
Uma caravana sairá da base do Samu em direção ao Congonhal, às 16h, na sexta-feira, 21, formada por ambulâncias, caminhão do Corpo de Bombeiros, viaturas da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, da Guarda Civil Municipal, famílias dos funcionários e todos os envolvidos no projeto.
No trajeto, serão distribuídos os doces arrecadados e brinquedos, e, na chegada ao destino, começa a festa, com direito a Casa do Papai Noel, super-heróis, palhaços e algodão-doce, além de distribuição de brinquedos e mais saquinhos de guloseimas.
No retorno, a caravana ainda deve passar pelo Pronto-Socorro “Erasmo Peixoto” e pela pediatria da Santa Casa. Os internos também receberão a visita do Papai Noel e presentes.
O projeto solidário nasceu em maio de 2012, por iniciativa do voluntário Samuel Teles, atualmente funcionário do Samu. Com a ajuda de familiares, pessoas da comunidade e comerciantes, Teles começou ajudando mais de 400 famílias dos bairros Congonhal e Água Branca.
O grupo oferecia doações às famílias de baixa renda durante todo o ano e, no Natal, realizava uma festa para as famílias assistidas. Depois da primeira edição, mais voluntários se mobilizaram e a ação solidária segue até hoje, com a participação ativa da comunidade.
Além das doações frequentes, durante todo o ano, o grupo continua realizando a festa de Natal no bairro que originou o projeto. No Congonhal, ela é destinada a 500 crianças. As demais, conforme informou a coordenadora, serão beneficiadas durante a carreata que percorrerá as ruas da cidade.