Sabesp suspende cortes de clientes comerciais e vai renegociar dívidas

Sabesp suspende cortes e renegocia débitos (Imagem ilustrativa)
Da redação

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) anunciou, neste mês, que suspendeu cortes e renegocia débitos de clientes comerciais e de serviços dos municípios operados no estado de São Paulo que estejam nas fases laranja e vermelha do Plano São Paulo de retomada da economia.

As medidas começaram a valer na quarta-feira da semana passada, 3, e vão até o final de março. Conforme a assessoria de comunicação da companhia, a iniciativa beneficia, atualmente, 680 mil estabelecimentos do segmento comercial e de serviços que têm consumo de até cem metros cúbicos por mês.

Ainda segundo a companhia, a medida visa minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. Somente em Tatuí, a Sabesp informou ter 3.952 ligações comerciais cadastradas.

Nos municípios inseridos nas fases laranja e vermelha, os débitos existentes com a Sabesp, incluindo os acordos firmados durante o período da pandemia, podem ser renegociados sem aplicação de multa e juros, apenas correção monetária.

A companhia informa que o prazo para parcelamento das dívidas é de 12 meses, a contar a partir da repactuação dos saldos em aberto.

Além disso, nos municípios que estejam nas fases laranja e vermelha, não há nenhuma ação de negativação por débitos por parte da Sabesp (também até o fim de março deste ano), e os estabelecimentos que eventualmente tenham sido negativados durante a pandemia terão os efeitos suspensos imediatamente após a repactuação dos débitos com a empresa.

Para renegociação, o cliente deve entrar em contato com a Sabesp pelos telefones 0800 011 9911 (região metropolitana) e 0800 055 0195 (interior e litoral).

Conforme a empresa, “esta é mais uma medida adotada pela Sabesp em benefício da população durante a quarentena imposta pela Covid-19 em São Paulo”.

Em março de 2020, passou a valer a isenção do pagamento das contas de água e esgoto dos clientes das categorias de uso residencial social e residencial favela, abrangendo mais de 2,5 milhões de pessoas em todo o estado.

A medida inicialmente tinha validade por três meses (abril, maio e junho), para contas emitidas a partir de 1º de abril de 2020, e foi prorrogada até 15 de setembro de 2020.

A companhia ainda lembra que, também durante a pandemia, distribuiu gratuitamente mais de 6.700 caixas d’água a famílias de baixa renda, além de ter construído mais de 600 lavatórios e bebedouros em áreas públicas de grande circulação no estado.

Em Tatuí, em parceria com a prefeitura, a Sabesp instalou um lavatório público na rua José Rosa, 46, no Jardim Wanderley, em frente à Casa de Apoio ao Irmãos de Rua “São José”.

Conforme a companhia, o objetivo da ação é ajudar a população a fazer a higienização das mãos – uma das principais medidas apontadas pelas organizações de saúde para combater a pandemia de coronavírus.

A companhia ainda aponta ter distribuído 110 mil cestas básicas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo.