Depois de cerca de três meses parado, o estacionamento rotativo na região central de Tatuí voltará na próxima segunda-feira, 7, conforme o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes, Francisco Antônio de Souza Fernandes, Quincas.
O preço do estacionamento da área azul será de R$ 1 por hora. O sistema rotativo tem cerca de 600 vagas e funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Os talões poderão ser comprados no comércio. O dinheiro do estacionamento será arrecadado pela Secretaria da Fazenda, Finanças e Planejamento.
Quincas afirma que o serviço pago vai melhorar a disponibilidade de vagas e facilitar o acesso dos consumidores às lojas da região central. A volta da “área azul” era reivindicada pelos comerciantes, representados pela Associação Comercial e Empresarial de Tatuí (ACE).
“Os comerciantes pediram ao prefeito para que retomasse o estacionamento rotativo no período de festas. Nós faremos isso até que a licitação defina qual empresa será a responsável”, contou Quincas. O diretor afirmou que a licitação será lançada nas próximas semanas.
Segundo Quincas, o estacionamento será operado pelo departamento até meados de janeiro. “O estacionamento rotativo funcionará nos mesmos locais onde era antigamente: nas ruas 11 de agosto, Prudente de Moraes e 15 de Novembro, além das ruas laterais”, explicou.
As ruas onde funcionará provisoriamente a área azul poderão ser alteradas de acordo com a empresa que for vencedora da licitação.
As tratativas da volta da área azul duraram cerca de um mês, a pedido da ACE. A fiscalização ficará a cargo dos agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal.
De acordo com Quincas, o departamento colocará nas ruas quatro funcionários para orientar os motoristas sobre o funcionamento do rotativo.
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tatuí, Lúcia Bonini Favorito, afirmou que os consumidores ligavam para a entidade reclamando da falta de vagas na região central. Segundo ela, a instalação da área azul resultará em facilidade aos clientes que querem fazer as compras natalinas.
“Fazendo o estacionamento rotativo, as pessoas ocupam a vaga só o tempo necessário. As que ocupavam as vagas o dia todo tendem a colocar os veículos em locais mais afastados”, observou ela.
O valor da multa a ser aplicada aos motoristas que não usarem o cartão de estacionamento será de R$ 53. Além da multa, são contabilizados três pontos na Carteira Nacional de Habilitação.