RIZEK (05/10/2014) parte 1

465
Publicidade





O prato é um saquinho de pão, a ponta do dedo é o segredo de se “cumê cua mão”
Tá quente quebra no canto que esfria lembra que toda iguaria come com lentidão…
É bom demais, traz o meu pastel de feira
‘Pastel de Feira’
(Vicente Barreto e Celso Viáfora)


O certo, o errado
Virtude, pecado
O sim e o não
Muita história
E pouca memória
Aqui tanto faz
Seu herói ou vilão
A esperança
que era o amanhã
não chegou
‘Brasil de Hoje’
(Hamilton de Holanda/Arlindo Cruz/Marcos Portinari/Diogo Nogueira)


Na terça, o projeto “Energia Comunitária”, programa de eficiência energética, Aneel, Elektro e Prefeitura de Tatuí entregaram uma praça com playground no bairro Jardins de Tatuí, em frente à escola “Eunice Pereira de Camargo”. Após o cerimonial, com a presença de Eduardo Zornoff e prefeito Manu, foram distribuídos, à criançada, presentes, balas, pipoca e algodão doce, uma cortesia do projeto.


O antigomobilismo Clube de Tatuí realiza a primeira exposição de motos antigas e clássicas de Tatuí, no domingo, 26 de outubro, na sede do clube. A entrada será um quilo de alimento, que será destinado aos Vicentinos e ao Lar São Vicente de Paulo.

Publicidade

Neste mês de outubro, a Etec “Salles Gomes” realiza a 3ª EPA (Etec de Portas Abertas) – de 6 a 10, apresentando projetos e trabalhos, organizados e elaborados pelos alunos dos 13 cursos que a escola oferece – Feira de Ciências e Oficinas de Estória, Sociologia e Artes.


A Santa Casa de Tatuí promove, nos dias 18 e 19, no bairro dos Fragas, a “1ª Festa Beneficente”, arrecadando recursos para reforma e compra de equipamentos dos setores da copa, cozinha e laboratório da entidade.


O campeonato de games, batalha campal, freeplay, mesas de RPG, com premiação na “3ª Fatec Games”, na Fatec Tatuí. Para encerrar, show com a banda Vodkajoe.


Através do Ponto MIS, o Museu “Paulo Setúbal” realiza na quarta, 22, oficina de videoclipe com Maya Guzzo – As inscrições estão abertas mhpstatui@gmail.com


A exposição da artista plástica Elisa Lobo foi um sucesso no Centro Cultural. Com um público recorde de quase mil visitas e muitos comentários positivos e mensagens elogiosas.

Elisa passou a ter parado na cidade e esteve à disposição dos visitantes o tempo todo, explicando o processo de criação das obras.

Elisa ficou emocionada com a receptividade e pretende voltar ao Centro Cultural com sua próxima exposição.


Paulista de Presidente Prudente, Elisa Lobo redescobriu a sua ligação com a arte após uma ida a Minas Gerais, na região do sul do Estado. Artista de formação, dedicou pelo menos 35 anos da carreira a confecção e à moda. Período que a levou a ter “expertise” em bordado e a dominar a máquina de costura, ferramentas indispensáveis ao projeto criativo que desenvolve com mulheres da região.

“Fazemos um lindo trabalho com mulheres do sul de Minas. Fico orgulhosa de dizer que colhedoras de café e varredoras de rua agora desenvolvem peças de qualidade”, conta.

É sob o comando de Elisa que as mulheres dão vida a obras de Pablo Picasso, Van Gogh, Klimt, Van Gogh, Matisse, Escher, Andy Warhol. Quadros valiosos ganham uma releitura e transformam-se em painéis e almofadas com a mesma precisão de uma pincelada na tela. Esse processo exige conhecimento da paleta de cores, da mesma forma que na pintura a óleo, inclusive para achar o tom das linhas usadas.

Além dessas produções, Elisa tem estimulado a criação artística entre as bordadeiras. Através da série “Água-Viva”, elas criam instalações a partir do bordado à mão.

“São formas orgânicas e arredondadas que trazem a união das pessoas como principal conceito. Usamos retalhos e a transparência da seda para dar vida a esses volumes. Faço algumas intervenções depois que o trabalho está pronto”, esclarece.

O diálogo com a história da arte é parte da contribuição de Elisa no desenvolvimento desse processo que se estende há mais de oito anos. “Tento trazer a contemporaneidade para o trabalho”, pontua.


Em comemoração ao Dia das Crianças, o Sesi de Tatuí programou o Cine Sesi Open Air – Em parceria com o Swen Filmes as sessões infantil e infanto-juvenil. Sábado 11 – A Fera – 19h30 e domingo, 16h – A Lady e o Lobo – O Bicho tá solto.

Os ingressos estão disponíveis a partir do dia 8 no Centro de Lazer e Esporte. A entrada é gratuita com distribuição de pipocas.


A Yo! Dopshop fez ontem, sexta um noite com música, drinques para lançar as marcas Rock 8 e Montana Colors (spray para grafitti). A loja foi ilustrada com um Live Painting, do Jef Bart na frente da loja.


No sábado, 27, o prefeito Manu inaugurou o novo prédio do Cemem (Centro de Especialidades Médicas) na rua São Bento.

O Cemem tem denominação/homenagem ao médico tatuiano doutor Jamil Sallum.

O belo edifício de saúde está superequipado para atender à população e conta com 14 especialidades médicas, sala de curativos, sala de exames e 23 consultórios para pequenas emergências.

Na solenidade, estiveram presentes autoridades e familiares do homenageado: o filho, que agradeceu em nome da família, Marília Sallum, o filho Jamil Sallum, Edgar Sallum (neto) e a irmã Leila Sallum Menezes da Silva, além de sobrinhos e cunhados


ENTRE ASPAS

“Sou a favor do Bolsa Presídio para os políticos.”
Renato Aragão, em entrevista para revista “Isto é”

“Babá é coisa para criança ou personagem de filme adulto. Quando o Estado se torma uma gigantesca babá, que sustenta os cidadãos desde o berço até a cova, cria-se obviamente uma situação insustentável.”
João Pereira Coutinho – cientista político, nas páginas amarelas da “Veja”

“Quem foi educado para a cidadania jamais votará no Paulo Maluf, no Tiririca ou no Cacareco.”
Dalmo Dallari, jurista, na revista “Poder”

“Tem um ditado que diz: ‘Quem continua a ser comunista depois dos 30 anos não tem cérebro.’ Deixei de ser na hora certa.”
Juca de Oliveira

“Cuidar do corpo depois dos 40 dá o maior trabalho. Tudo cai, tudo fica flácido”.
Adriana Galisteu, 41 anos

“Vou ser o homem da relação”.
Fernanda Montenegro, brinca sobre as expectativas em torno de casal homossexual que vai interpretar com Natália Timberg na próxima novela das 9


TIM-TIM

5 – Melissa Rosa
6 – Acassil Camargo
7 – Luiz Gonzaga Rocha Leite
8 – Cecília Favier Peixoto
9 – Marcelo Negrão Peixoto
10 – Ricardo Generoso Ferrello / Lucas Bolzan Costa


HOJE SÁBADO…AMANHÃ, DOMINGO!

Tape Club
Sábado, 4 – 23h – Sábado Sertanejo – Aruan e Tigre

Armazém Santa Luiza
Domingo, 5 – 16h30 – Santa Viola

Praça da Matriz
Sábado, 4 – 11h – Música na Praça – Som da Terra (Porangaba)

Teatro “Procópio Ferreira”
Domingo, 5 – 20h – Banda Sinfônica do Conservatório e convidados da Universidade de Minnesota (EUA)

Centro Cultural
Sábado, 4 – 18 às 21h
Domingo, 5 – exposição
“Imagética Cromatizada” – Carlota Franco, Terezinha Pinto, Maria Antonio de Oliveira e Carmelina Campos.

Cazavelha
Sábado, 4 – 21h – Noite Boogie Oogie (DJ Markinhos 2)

Happy Hour
Domingo, 5 – 19h Grupo Ki Presença

Fatec Tatuí
Sábado, 4 – 12 – Fatec Games Banda Vodkajoe


 

Casaram-se no sábado, 27 na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Renata Reis dos Santos e Ivan Ricardo Rodrigues. O casal recebeu seus convidados na chácara Molina, Vale dos Lagos.


A loja Maricota lançou sua coleção primavera/verão 2015, com um coquetel, a semana passada.

 


 

Henrique Autran Dourado, diretor do Conservatório de Tatuí, recebeu a visita do neto Thomas com a mãe Martha, em sua primeira temporada no Brasil.

 


Muitos artistas e amigos compareceram no Centro Cultural, na quinta, para prestigiar a abertura da exposição “Imagética Cromatizada”. Com trabalhos das artistas plásticas Carlota Franco, Terezinha Pinto, Maria Antonia de Oliveira e Carmelina Campos.

A curadoria é de Therezinha Pinto, que explicou ao público presente como o trabalho foi desenvolvido. No café cultural, os seresteiros Maria Inês e Edson do Pandeiro, além de Leo do Saxofone, fizeram trilha para o coquetel.

O ateliê Terezinha Pinto está com as inscrições abertas para “Sensibilização Imagética Cromatizante”.

A exposição fica em cartaz até 31 de outubro.


Publicidade