Da redação
De forma semelhante às recentes quedas simultâneas de novos casos positivos e óbitos provocados pela Covid-19 em Tatuí, a curva de contaminações de moradores com dengue apresentou redução nos sete dias mais recentes, entre sábado e sexta-feira, 24 e 30 de abril, pela terceira semana seguida.
O boletim da Vigilância Epidemiológica, divulgado na manhã desta sexta-feira, 30 de abril, com dados referentes a quinta-feira, 29, demonstrou aumento de 1.252 casos da doença em uma semana, atingindo, de forma acumulativa, 18.462 tatuianos somente neste ano.
Até sexta-feira da semana passada, 23 de abril, conforme dados do órgão pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, Tatuí havia contabilizado 17.210 casos da doença, culminando em crescimento de 7,27% nos casos totais em sete dias.
Em contrapartida, em comparativo com a semana passada, quando foram registrados 1.572 exames positivos, a redução de novos casos neste período é de 20,36%, com 320 confirmações a menos.
Com dados referentes aos respectivos dias anteriores, a VE notificou no atual período: 294 infecções no sábado, 24 de abril; 52 contaminações domingo, 25; mais 54 casos no dia seguinte; 336 na terça-feira, 27; 261 na quarta-feira, 28; 138 no dia seguinte; e 117 nesta sexta-feira, 30.
Nos sete dias mais recentes, a média diária foi de 178,86 confirmações, número equivalente a 7,45 novos casos de dengue a cada hora. Desde janeiro de 2021, a VE somou 25.455 notificações de pessoas com suspeita da doença, sendo 6.993 casos descartados e 18.462, confirmados.
O alto índice de casos no município soma todos os pacientes que receberam atendimento na UPA (unidade de pronto atendimento), no hospital da Unimed e nas UBS (unidades básicas de saúde).
Conforme a VE, a maioria dos casos é autóctone (contraída no município). Até fevereiro, os contágios ocorriam de maneira concentrada na região do Jardim Santa Rita de Cássia. Contudo, o setor informa que os casos positivos não estão mais concentrados no bairro, com registros em toda a cidade.
Novamente, em caráter excepcional, a UBS “Dr. Aniz Boneder” permanece aberta neste final de semana, funcionando como unidade de atendimento à dengue. A unidade realiza atendimentos neste sábado, 1º, e domingo, 2, das 8h às 17h.
Nebulização
Na semana em que o município ultrapassou a marca de 18 mil casos positivos de dengue em menos de quatro meses, a prefeitura informou que os trabalhos de “nebulização pesada” (fumacê) e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti continuam sendo feitos.
Conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura, na quarta-feira, 28 de abril, 13 bairros receberam a aplicação de fumacê, dois no dia seguinte e 14 a receberiam nesta sexta-feira, 30 de abril, a partir das 18h (após o fechamento desta edição, às 17h).
Cata-treco
Para contribuir com a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, a prefeitura, por meio das secretarias municipais da Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e de Obras e Infraestrutura, juntamente com o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) e a Defesa Civil, promoveu novamente a “Operação Limpeza Cata-Treco”, na manhã de sábado, 24.
A ação, que ainda contou com apoio de empresas do município e do Lions Clube de Tatuí, foi desenvolvida nas vilas Esperança e Angélica. Conforme o departamento de comunicação da prefeitura, foram removidas mais de dez toneladas de entulhos, móveis e materiais diversos.
Em virtude do feriado do Dia do Trabalho, celebrado neste sábado, 1º, a Operação Limpeza Cata-Treco não é realizada neste final de semana.