Projeto Pontos MIS promove conversa sobre ‘Barco de Papel’

Bate-papo será sobre o filme “Barco de Papel” (foto: AI Prefeitura)
Da redação

A prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, informa que, neste sábado, 20, às 18h, o Projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), realiza bate-papo de cinema sobre o filme “Barco de Papel”. A transmissão será no canal do MIS no YouTube (https://bit.ly/3Fp5OeB), com acessibilidade em Libras.

O curta “Barco de Papel” (direção de Thais Scabio, Brasil, 2018, 15 minutos, 14 anos) é uma ficção animação, que apresenta Peninha, um engraxate de nove anos que trabalha em São Paulo e viaja em aventuras “num mundo de papel e sapatos, entre fantasia e realidade”.

O bate-papo contará com a presença da diretora do filme, Thais Scabio, que também é produtora executiva, roteirista e cineclubista e fez sua primeira direção em 2003.

Em 2005, criou a “Cavalo Marinho Audiovisual”, junto com Gilberto Caetano, destacando-se como produtora da animação “Graffiti Dança” (direção de Rodrigo EBA!), premiado como melhor curta brasileiro do Anima Mundi, em 2013.

Como diretora e roteirista, realizou diversos projetos audiovisuais,institucionais, documentários e ficções, inclusive “Barco de Papel”, melhor filme de ficção na “IV Mostra de Cinema Negro”, de Mato Grosso, e exibido em diversos festivais nacionais e internacionais.

Seu último trabalho, “Ipa/Ipá”, documentário realizado durante a pandemia, foi premiado na “IV Mostra Lugar de Mulher é no Cinema 2021”. Desde 2009, coordena projetos de formação audiovisual nas periferias. É sócia-fundadora e atual vice-presidente da Apan (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro), gestora de desenvolvimento de negócio da plataforma de streaming “Todesplay” e está em fase de pré-produção do longa-metragem “Olivia”, onde assina roteiro e direção com Gilberto Caetano.

Também participará do bate-papo Julio Witer, que é fotógrafo formado em geografia, estando atualmente vinculado à SPcine no Projeto “Cineclube Virtual”.