Programação privilegia público e tradição

255





Iniciada na quinta-feira, 31 de julho, a programação de aniversário de Tatuí avança pelo mês de agosto com dezenas de atrações. Elaborada pela Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, ela mescla eventos já aguardados pelo público com inovações.

As atrações já realizadas e a acontecer “abraçam todos os públicos”, em diferentes ambientes. Recebem eventos até a próxima segunda-feira, 11, o Conservatório, a Praça da Matriz, o Centro Cultural Municipal, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” e a Concha Acústica Municipal “Maestro Spártacco Rossi”.

“A programação está bem diversificada e dentro do que temos feito e que é bem aceito pelo público”, explicou Jorge Rizek, diretor do departamento de Cultura.

Abrangente, o programa deste ano teve início com a sessão solene em comemoração aos 80 anos da Etec (Escola Técnica) “Salles Gomes”, na noite do dia 31 de julho, “Dentro disso, nós incluímos toda programação cultural e esportiva que vai acontecer na cidade nesse período”, explicou Rizek.

A lista de eventos incluiu o show com Duo Assad, no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, na noite de sexta-feira, 1o, e três atividades no sábado, 2.

Pela manhã, houve encerramento da temporada 2014 do projeto “Museu nos Bairros”, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Maria da Conceição Oliveira Marcondes”, no Valinho; e apresentações especiais de música caipira dentro do projeto “Música na Praça”, no Coreto da Praça da Matriz.

Por conta do período diferenciado de férias (em função da Copa do Mundo), as atrações deste ano – e que integram a “Semana Paulo Setúbal” – são compostas também pelas apresentações que integram o Coreto Paulista – VIII Curso de Férias. O programa do governo do Estado de São Paulo é realizado pelo Conservatório com apoio da CCR SPVias, Yamaha do Brasil e TV Tem.

A abertura aconteceu na noite de domingo, 3, no “Procópio Ferreira”, com participação do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ana Paula Cury Fiuza Coelho, e de Rizek.

Também compareceu ao evento, o assessor artístico do Conservatório de Tatuí, Erik Hermann Pais, e o presidente do conselho administrativo da AACT (Associação dos Amigos do Conservatório de Tatuí), Cristiano Guimarães.

O Coreto Paulista tem coordenação de Dario Sotelo e de Marcelo Maganha. Além de oficinas técnicas ministradas em três municípios, o programa oferece cursos de aperfeiçoamento a 134 músicos bolsistas. Nesta edição, mais de 500 músicos de todo o país se inscreveram para o evento.

Ele prevê um total de 16 atrações que serão realizadas até este sábado, 9, no Conservatório, no Mercado Municipal “Nilzo Vanni”, na Praça da Matriz e na Concha Acústica. “Os concertos programados pelo Conservatório acontecem em parceria com a Prefeitura”, enfatizou o diretor de Cultura.

Todos os eventos são parte integrante da “Semana Paulo Setúbal”, que tem como ponto alto a premiação de concursos que levam o nome do escritor tatuiano. Os vencedores serão conhecidos na noite desta sexta-feira, 8, dentro do “Praça Viva”.

Na segunda-feira, 4, e ontem, terça-feira, 5, duas apresentações musicais deram sequência às celebrações. Nesses dias, aconteceram recital do Quinteto de Metais e concerto de música de câmara, respectivamente, no “Procópio Ferreira”.

Hoje, quarta-feira, 6, às 11h, a atração será a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, na Praça da Matriz. Amanhã, há uma novidade: a abertura da exposição “60 anos do Conservatório de Tatuí”. A abertura está programada para as 19h, no Centro Cultural Municipal, sendo composta por 200 fotografias que recontam a história da maior escola de música da América Latina.

Também haverá vídeos e cenários utilizados em eventos realizados pelo Conservatório nos últimos anos. O público que passar pelo local poderá conferir, ainda, programas e cartazes antigos de apresentações, recitais e concertos.

Na noite de abertura, está programado concerto de música de câmara. A exposição ficará aberta à visitação até o final de agosto, das 8h às 21h, diariamente. O Centro Cultural Municipal fica na praça Martinho Guedes, 12, no centro.

Novidade trazida neste ano pela “Semana Paulo Setúbal” é a “Batalha da Santa”. Trata-se de um evento de incentivo à manifestação cultural. O projeto será realizado às 19h e tem como objetivo principal possibilitar aos jovens frequentadores da praça a aproximação com uma vivência social crítica por meio da cultura “hip-hop”.

As inscrições serão realizadas no local do evento, a partir das 17h. Na sequência, será sorteada para cada participante uma palavra-chave, que deverá ser citada pelo menos uma vez durante a apresentação no estilo musical do evento.

Serão três fases eliminatórias e uma batalha final, com dança, DJ e “pocket show” nos intervalos entre as disputas. Os participantes passarão por uma banca julgadora e terão que seguir regras, além de respeitar o limite de tempo.

Conforme o regulamento, os participantes não poderão utilizar “palavras inapropriadas, de baixo calão, ou com referências discriminatórias”. Os três primeiros colocados serão premiados. Durante o evento, haverá produção de grafite em painéis, apresentação de “break dancing” e de obstáculos de skate.

Conforme explicou Rizek, a “Batalha da Santa” é um projeto criado por alunos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, em parceria com o juiz e coordenador do Núcleo da Justiça Restaurativa da comarca de Tatuí, Marcelo Nalesso Salmaso. Os estudantes desenvolveram a proposta sob coordenação de Luis Antônio Galhego Fernandes.

“A proposta é que as pessoas que frequentam o espaço (a praça Martinho Guedes) participem com a finalidade de descobrir novos talentos”, comentou Rizek.

A equipe idealizadora da “Batalha da Santa” é formada, ainda, pelo presidente do Comad (Conselho Municipal Antidrogas), Paulo Sergio de Almeida Martins, e pelo diretor da Escola Estadual “Barão de Suruí”, Marcelo Miranda.

Produzirão o evento: Elvis Mendes Leal, Daniel Miranda Silva, Igor Koiti Kasuya, Vinicius Rafael da Silva Lisboa, Kleber Santos, Diego Nogueira Fernandes, Gustavo Teixeira de Almeida, Ygor Alves de Carvalho e Bruna de Tuya.

Para o diretor de Segurança Pública, delegado Onofre Machado Junior, o projeto vai oferecer “uma nova opção de cultura e arte para os jovens”. Por meio de nota enviada pela Prefeitura, o delegado disse que os participantes poderão “conhecer novos caminhos e se engajarem com ações produtivas”.

A partir das oficinas, o projeto prevê outro evento para exibição das ações desenvolvidas. “Isso quer dizer que o trabalho será permanente”, relatou o diretor de Cultura.

Também na sexta-feira, serão entregues as premiações aos vencedores do 13º Concurso “Paulo Setúbal” de Artes Visuais e Literatura e do 12o Prêmio Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias. A solenidade acontecerá na praça Manoel Guedes, juntamente com a segunda edição da “Praça Viva”.

As atrações iniciam-se com apresentação de seresta. Às 17h, um grupo de músicos vai caminhar pelas ruas do centro comercial, parando perto do museu. A partir das 18h, o público poderá conferir espetáculos de dança, teatro e artes.

Nesse mesmo horário, acontecerão as aberturas da instalação “Rosas para Anna – em Cantigas de Maria”, de Carla Fatio; e das exposições “Paisagens Rurais da Terra do Chão Vermelho”, de Domingos Jacob Filho, o Mingo Jacob; “Azulejos do Museu Republicano de Itu”; e “Museu nos Bairros”.

Às 18h30, será a vez da apresentação do grupo mirim “Tropeirinhos do Rancho”, que tem coordenação do casal José Adilson e Cleonice. “Eles estarão no evento por conta do lançamento do livro de Erivan Antunes”, comentou Rizek. O autor lançará, às 19h, a obra intitulada “De Caipira à Universitário”.

Neste sábado, 9, haverá inauguração da Creche-escola Municipal “Vicente de Camargo Barros”, às 9h. Também, no mesmo dia, às 11h, a Praça da Matriz abriga o “Encontro de Bandas da Cidade de Tatuí”. O evento será promovido pela Associação Cultural Pró-Arte, dentro do “Música na Praça”.

No programa, serão executadas obras de compositores tatuianos por bandas de Tatuí e convidadas das cidades de Cesário Lange, Tietê, Botucatu e Porto Feliz.

O evento reforça o caráter diversificado das comemorações dos 188 anos do município. O mesmo projeto “Música na Praça” recebeu, na semana passada, dia 2, o especial “Tradição e Cultura Caipira”, com cururu e moda de viola, e público cativo. “Nós conseguimos fidelizar os espectadores”, disse Rizek.

A parte esportiva da programação será realizada neste final de semana, com as rodadas dos campeonatos municipais, no sábado e domingo, e a realização da “Copa Tatuí de Karaté”, no XI de Agosto, na manhã do dia 10, e de amistoso entre selecionado de Tatuí e o Palmeiras, na tarde de segunda-feira, 11.

O público vai conferir, ainda, segunda edição da Virada Cultural, na Concha Acústica, no domingo, 10, às 13h, e o Show da Virada, com a banda Virada do Século, no mesmo dia, a partir das 20h. Ambos os eventos têm encerramento à meia-noite.

Na segunda-feira, 11, haverá desfile cívico, às 9h. Em seguida, às 13h, será inaugurada a transmissão do sistema HDTV (alta definição) da TV Sorocaba, afiliada do SBT. As festividades se encerram à noite, às 20h30, com apresentação do Coral da Cidade “José dos Santos”, no teatro “Procópio Ferreira”.