Programação gratuita contempla de quarta a sábado, música, cinema e teatro





Programação gratuita oferecida pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) de Tatuí contempla apresentações de música, cinema e teatro. As atividades integram projetos diversificados e serão realizadas no município entre hoje, quarta-feira, 24, e o sábado, 27. Ao todo, são cinco eventos com classificação livre.

Nesta quarta, a atração é a Rubber Soul Beatles, que realiza o espetáculo musical “45 Anos de Abbey Road”. A apresentação tem início agendado para as 19h30, representando uma celebração ao lançamento do álbum “Abbey Road”, dos Beatles, no ano de 1969.

Conforme o programa de divulgação do Sesi, o trabalho é considerado pela crítica e público um dos “maiores de todos os tempos”. No espetáculo, a Rubber Soul Beatles recria o “clima britânico” dos chamados “four fabulous” (os quatro fabulosos na tradução para o Português). Para tanto, eles abusam de “samplers”, instrumentos, figurinos e cenários que recriam o ano de lançamento.

A banda também utiliza recursos musicais e cênicos, com objetivo de reproduzir “a magia do álbum singular”. Com isso, oferece ao público a “sensação de reviver o passado”.

Formada em 2005, em Campinas, a Rubber Soul iniciou suas atividades com o intuito de não ser “mais um cover”, mas apresentar espetáculo musical que contasse toda a carreira dos Beatles, um dos maiores fenômenos musicais. Com apresentações em todo o Brasil, a banda tem currículo respeitável, tendo sido convidada para se apresentar na Beatle Week, em Liverpool.

O show tem duração prevista de 80 minutos, sendo integrado pelos músicos Newton Junior (John Lennon) e Gustavo Gazana (George Harrison), ambos na guitarra; Maurício Gomes (Paul McCartney), no contrabaixo; Angelo Giacomini (Ringo Starr), na bateria; Ralf Marasca e Henrique Bortolotti, como “roadies”.

Amanhã, o Sesi dá continuidade à Mostra de Cinema Francês – Dos Primórdios aos Nossos Dias, integrante do Cine Sesi no Mundo. A partir das 19h30, serão exibidos o curta “Viagem à Lua” e o documentário “A Viagem Extraordinária”.

O primeiro vídeo conta a história do professor Barbenfouillis, que convence seus colegas a participarem de uma viagem de exploração à Lua. Eles partem em uma nave que aterrissa no olho direito do satélite. Lá, encontram habitantes hostis que os levam ao seu rei. Os terráqueos conseguem fugir quando descobrem que os inimigos viram fumaça a um simples toque de guarda-chuva.

A versão que será exibida pelo Sesi foi colorida à mão. Ela havia sido considerada perdida por muitos anos, tendo sido encontrada em 1993, quando passou por restauração. O processo teve finalização sete anos depois, em 2010, sendo um dos mais complexos e ambiciosos já realizados na história do cinema.

O trabalho possibilitou a recuperação de 13.375 fotogramas do vídeo de cinema mudo. Em seguida, o vídeo ganhou trilha sonora assinada pelo duo francês de música eletrônica “Air”, composto por Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel.

A aventura tem 13 minutos de duração e direção de Georges Méliès, servindo de inspiração para o documentário que será exibido a seguir. “A Viagem Extraordinária” tem 65 minutos de duração e direção de Eric Lange e Serge Bromberg.

Nesta sexta-feira, a programação cultural do Sesi traz outro espetáculo musical. Desta vez, ele ficará a cargo do Trio Sinhá Flor, que faz o show “O Baião na MPB”. A apresentação acontece às 19h30, com repertório de diversos compositores, que trazem influências de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.

Gilberto Gil, Chico Buarque, Tom Jobim, Edu Lobo, Djavan, Tim Maia, Raul Seixas, Dori Caymmi, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Lenine são citados como grandes compositores que têm em comum influência de Luiz Gonzaga. A marca dele estará impressa nas canções que serão apresentadas pelo trio.

O Sinhá Flor é composto por Carolina Bahiense (voz, triângulo, sanfona e percussão), Cimara Fróis (voz, sanfona e percussão) e Talita del Collado (voz, zabumba, violão, flauta e percussão).

Fechando a programação da semana, o Sesi receberá o espetáculo “A Floresta Azul”. A peça será encenada às 15h pela Cia. Teatral Altos & Cenas.

Formam o elenco da comédia infantil, Leda Fernandes, Marina Ronque e Sabrina Burato. A peça é baseada em obra de Orígenes Lessa, com adaptação de Sabrina Burato, e conta a história de bichos que vivem na Floresta Azul.

A felicidade dos moradores do local, que viviam num estado de paz e tranquilidade, acaba quando a onça se proclama rainha. A partir daí, a onça passou a subjulgar os bichos, atribuindo para si mesma o direito de comer qualquer súdito de seu reino sempre que sentisse fome.

O Vovô Coelho, sempre muito sabido e experiente, propõe um plano de emergência para resistir aos desmandos da felina pintada e acabar com esse reinado de crueldade.

A Cia. Atos & Cenas, de Lençóis Paulista, foi fundada em 1989 com o objetivo de fomentar as artes e o teatro e é citada como referência no interior de São Paulo. Além de formar apreciadores das artes cênicas, o grupo oferece aprendizagem teatral. Sua principal característica é a pesquisa de autores, gêneros, estilos e a experimentação de novas linguagens.

Todas as atrações têm entrada franca. Informações sobre ingressos e número de lugares podem ser obtidas pelos telefones 3205-7910 e 3205-7915. Quem preferir pode se dirigir até a unidade de Tatuí, na avenida São Carlos, 900.