Programa de qualificação de SP forma 120 no município

595
Formatura do PEQ aconteceu na unidade da Fatec (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

A Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), promoveu, no dia 26 de março, no auditório da Fatec, a formatura de 120 alunos de quatro cursos do PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional), que tem o objetivo de capacitar, qualificar ou requalificar o trabalhador, “aumentando suas chances de empregabilidade”.

Eles participaram dos cursos de assistente administrativo, auxiliar de departamento pessoal, atendimento e recepção e técnicas de venda, e receberam bolsa-auxílio de R$ 330 mensais.

Cada curso teve carga horária de 160 horas, divididas em habilidades gerais (40 horas), com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania), e habilidades específicas (120 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão.

De acordo com a secretária municipal do Planejamento e Gestão Pública, Juliana Rossetto Leomil Mantovani, dos 120 profissionais formados, 48 já estão empregados.

“Isso é resultado da qualidade do ensino oferecido pelos profissionais contratados e pela Prefeitura de Tatuí, em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho”.

Publicidade

Ela ressalta que o PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego.

Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chances de voltarem para a escola.

Participaram da solenidade de formatura a secretária Juliana – representando a prefeita Maria José Gonzaga -, o secretário-adjunto da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, Eufrosino Pereira, o diretor regional da Sert, Everson Luiz da Silva, o coordenador dos cursos, Luiz Antônio Voss Campos, o integrante da Comissão Municipal de Emprego Antônio Celso Fiúza Junior e as professoras Mayara Marini, Priscila Planello, Taís Oliveira e Elizangela Valdrighi.

 

Publicidade