Presbitério da Matriz passa por reforma e ampliação neste mês





Jheniffer Sodré

Presbitério da igreja Matriz está em reforma desde o final de março

 

Desde a última semana de março, o presbitério do Santuário Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz) começou a ser reformado. Segundo o pároco e reitor da igreja, padre Élcio Roberto de Goes, será feita ampliação no local onde fica a mesa do altar.

“Faremos isso para poder mudar a disposição dos objetos que compõem o ambiente. Com a reforma, as cadeiras dos presidentes e dos auxiliares ficarão atrás do altar, para que as pessoas, ao entrarem na igreja, vejam o altar em primeiro lugar”.

O padre explica que o altar deve ser o centro e é o componente mais importante do presbitério. “É o local onde celebramos o sacrifício de Jesus”. De acordo com o pároco, as normas litúrgicas é que ditam essas mudanças.

“Precisamos mudar a disposição para melhorar e dar mais harmonia entre as três peças do ambiente. As normas litúrgicas dizem que o que deve aparecer é o alto, a mesa da palavra e a cadeira do presidente”.

Não haverá, porém, mudanças na mesa do altar, apenas a ampliação dos espaços. O padre também reforça que esse é o primeiro passo de algumas reformas e restaurações que acontecerão na Igreja Matriz.

“Pretendemos restaurar todo o piso em torno da mesa do altar e trocar as pedras de mármore das escadas, pois algumas estão quebradas”. O pároco lembra que já faz tempo que o santuário foi restaurado, por isso a necessidade de se fazer alguns reparos e alterações.

Ainda não há previsão para o fim das obras, pois, de acordo com o padre, será feita etapa por etapa, conforme as possibilidades financeiras da igreja. Em virtude da reforma, as missas dos dias de semana estão sendo realizadas na Capela do Santíssimo. As de final de semana continuam no altar central.