Prefeitura inicia implantação de ‘cerca’ para monitorar veí­culos





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Rua Adauto Pereira está entre pontos que passarão a ser vigiados 24h

 

Nesta semana, a Prefeitura anunciou a implantação da chamada “cerca eletrônica”. Ela consiste na instalação de câmeras em todos os acessos – entradas e saídas – do município.

De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, os equipamentos são “inteligentes” e auxiliarão na “identificação imediata” de veículos roubados ou furtados. Uma vez identificado problemas, as autoridades policiais serão avisadas. Também conforme a Prefeitura, além de coibir furtos, a “ideia é impedir que criminosos tenham acesso à cidade”.

As câmeras estão sendo instaladas em pontos considerados estratégicos do município. São ruas com grande fluxo de veículos, como a Dr. Alberto Seabra e 11 de Agosto, ambas no centro.

A rua Chiquinha Rodrigues, no sentido Jardim Lírio; Vice-prefeito Nelson Fiúza, avenida Vice-prefeito Pompeo Reali (em direção à rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127); rua Rio de Janeiro, acesso para a rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (SP-141) e via municipal Benedito Faustino da Rosa, sentido SP-127, também serão monitoradas por equipamentos.

A vigilância será feita 24 horas por dia em um centro de controle de monitoramento. O espaço está sendo montado na sede da GCM (Guarda Civil Municipal), na vila Dr. Laurindo, “para dar acompanhamento em tempo real”.

Além da fiscalização, as câmeras atuarão no controle do limite de velocidade permitido pela via. O projeto completo deverá ser concluído em 30 dias.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Segurança Pública e Transportes, Onofre Machado da Silva Junior, as câmeras representam “mais uma ferramenta que chega para auxiliar a segurança pública no município”.

“Estamos trabalhando intensamente para aumentar a segurança para a população. Esse componente tecnológico certamente dará um salto de qualidade indiscutível nesse setor”, disse.

Em nota, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, afirmou que a cerca eletrônica “é mais um item presente em seu plano de governo que está sendo cumprido”.

“Pouco a pouco, Tatuí vem se tornando modelo nesse setor, mesmo com os desafios do mundo moderno e o aumento do número de crimes em todo país. A tecnologia vai complementar o investimento que estamos fazendo na Guarda Municipal, seja em novos equipamentos, seja em benefícios que deixam nossa tropa cada vez mais estimulada”, declarou, por meio de assessoria.

A instalação do sistema está a cargo da Sentran. Segundo a Prefeitura, a empresa possui certificação para projetos e execução das chamadas “cidades digitais” e está presente em inúmeros municípios do Estado de São Paulo.