90% respondem que são a favor de reduzir pena para os 16 anos





Resultado de enquete promovida pelo jornal O Progresso ao longo da semana aponta que 90% dos leitores são “a favor da redução da maioridade penal no Brasil”. Apenas 10% escolheram a opção “não” como resposta ao questionamento.

O assunto virou tema de pesquisa virtual por conta de reportagem publicada na edição de domingo da semana passada. Na ocasião, o comandante do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior) de Sorocaba, o coronel Vagner Tardeli, falou com O Progresso no dia 26 de maio, após solenidade da corporação.

No anfiteatro da Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, o comando do 22º Batalhão do Interior prestou homenagem aos cabos Edilson dos Santos (policial do mês do CPI-7) e a Raul Fernandes de Medeiros (láurea de mérito pessoal de segundo grau), de Tatuí.

Convidado mais aguardado do evento, Tardeli respondeu perguntas da reportagem sobre o aumento da violência contra policiais militares na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba). Falou a respeito de ações de prevenção ao crime especializado e declarou que a impunidade no país está “fora de controle”.

Em função do assunto, o jornal voltou a abordar o tema da violência. Desta vez, incluindo a discussão em torno da redução da maioridade penal. A Câmara dos Deputados está discutindo se altera a pena, que é aplicada em pessoas com 18 anos, para 16.

A enquete virtual foi instituída em 2005. Desde então, é realizada semanalmente com objetivo de mensurar a opinião dos leitores sobre assuntos de interesses gerais.

Nesta semana, o bissemanário retoma a dengue como tema para a pesquisa. A doença registrou queda em Tatuí e não chegou a atingir o patamar de 1.100 casos confirmados, conforme havia sido informado em março deste ano pela Secretaria Municipal da Saúde.

Entretanto, as autoridades mencionaram que a população não pode deixar de adotar medidas preventivas. Entre elas, o descarte de materiais recicláveis que podem acumular ovos do mosquito transmissor, Aedes aegypti.

Conforme o coordenador do setor de combate à dengue, Toni Sumio Ogata, a preocupação é que os ovos estocados nesses materiais possam eclodir no próximo verão. Com base nesse assunto, o jornal apresenta a seguinte questão: “Você já teve ou conhece alguém que contraiu dengue?”. As respostas “sim” ou “não” podem ser respondidas a partir deste sábado, 13, em “O Progresso Digital” www.oprogressodetatui.com.br, com resultado publicado no dia 21.