Prefeitura anuncia Samu em nova base e capacitação em emergência

385
Publicidade





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Profissionais que participaram de simulado no dia 21 estão ministrando treinamentos junto às UBS

 

Desde o dia 6 de setembro, o Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) de Tatuí está sediado em novo endereço. A Prefeitura transferiu a unidade da sede da GCM (Guarda Civil Municipal), na rua Chiquinha Rodrigues, na vila Dr. Laurindo, para a rua 15 de Novembro, 1.383, no bairro Santa Cruz.

As ambulâncias e as equipes que integram o serviço estão baseadas no prédio que abrigou a sede oficial do comando do extinto TG (Tiro de Guerra). A informação é da assessoria de comunicação do Executivo.

Publicidade

Em nota enviada à imprensa, o setor destacou que a nova base “tem melhor espaço físico para atender aos funcionários, além de localização estratégica”.

O prédio permite “facilidade de locomoção pelas ruas 15 de Novembro e 11 de Agosto, além de acesso ao entroncamento da SP-127 (rodovia Antônio Romano Schincariol)”. Ainda conforme a Prefeitura, a localização garante ao Samu acesso rápido à SP-141 (Mário Batista Mori) e à SP-280 (Castello Branco).

Além da nova base, a assessoria do Executivo informou que o Samu deverá ganhar nova ambulância nos próximos dias. Conforme antecipado por O Progresso no início do ano, a viatura havia sido solicitada pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, juntamente com o secretário municipal da Saúde, José Luiz Barusso, ao governo federal.

O objetivo é “suprir a demanda crescente de atendimento” registrado pelo Samu. Com a incorporação, o serviço no município passará a contar com “quatro carros”, sendo uma viatura de suporte avançado e três de suporte básico.

Já neste mês, a Prefeitura iniciou treinamento junto a funcionários de UBSs (unidades básicas de saúde). De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, a capacitação “pode salvar muitas vidas no dia a dia”.

O foco são as ações que devem ser realizadas em casos de urgência e emergência, em especial nos casos de paradas cardiorrespiratórias e convulsões.

O curso, com conceitos práticos e teóricos, segue até 10 de dezembro e deverá ser estendido aos servidores que fazem parte do quadro do Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas), na praça Adelaide Guedes, e Casa do Adolescente, na avenida Cônego João Clímaco de Camargo (Mangueiras).

Para o treinamento, serão utilizados manequins de ressuscitação cardiopulmonar que foram cedidos pela direção do Sesi (Serviço Social da Indústria), da cidade. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Samu.

Segundo a coordenadora do serviço em Tatuí, a enfermeira Andréia Fonseca, esse treinamento é muito importante para garantir respostas rápidas no atendimento de urgência na própria rede básica de saúde.

“A universalização desse tipo de cuidado é fundamental para que tenhamos agentes extras no trabalho realizado não só pelo Samu e também pelo Corpo de Bombeiros e concessionária que administra as estradas de nossa região, e na integração desse suporte com o pronto-socorro e a Santa Casa”, disse em nota.

Já Barusso, disse que a capacitação é ação complementar ao investimento realizado em equipamentos nos postos de saúde. “Recentemente, pudemos entregar carrinhos de emergência e desfibriladores nas unidades básicas das vilas Angélica e Doutor Laurindo, Valinhos, Rosa Garcia, vila Esperança e São Cristóvão, com investimentos que passam dos R$ 360 mil”, argumentou.

Também na área da saúde, a Prefeitura anunciou a etapa final das obras do posto do Conjunto Habitacional “Engenheiro Orlando Lisboa de Almeida”, o CDHU. Em função disso, nas próximas semanas, as consultas serão realizadas no salão paroquial da Igreja Santa Terezinha (rua Benedito Faustino da Rosa, no Jardim Planalto), das 7h às 13h.

Já os procedimentos de complexidade moderada serão transferidos para a UBS do Santa Cruz, enquanto a distribuição de remédios estará disponível à população do bairro e imediações em qualquer um dos postos espalhados pela cidade.


Publicidade