Fundo Social arrecada 5 toneladas de alimento em campanha de apoio





Cristiano Mota

Arrecadações de mantimentos, leite e roupas tiveram início na Praça da Matriz na manhã de sábado, 28

 

Campanha de arrecadação de alimentos realizada pelo Fundo Social de Solidariedade somou cinto toneladas. A ação promovida em Tatuí em prol a Taquarituba mobilizou voluntários, a presidente da entidade, Ana Paula Cury Fiuza Coelho, e o prefeito do município, José Manoel Correa Coelho, Manu.

O Fundo Social atingiu os números em menos de uma semana. A campanha teve início no sábado da semana passada, dia 28 de setembro, com evento na Praça da Matriz. Antes da sexta-feira, 4, já a ação já havia sido encerrada.

No primeiro dia de campanha, o fundo arrecadou mais de 200 quilos de alimentos, sendo a maioria doações de caixas de leite. A população efetivou a entrega num estande montado pela instituição. Ana Paula recebeu as primeiras doações ao lado do diretor do Departamento Municipal do Bem-Estar Social e Cidadania, Marcio Fernandes de Oliveira, e do prefeito.

“Nós decidimos fazer a ação porque tivemos conhecimento da situação da cidade de Taquarituba, nos solidarizamos e nos mobilizamos para ajudar”, disse a primeira-dama.

No dia 22 de setembro, Taquarituba havia sido atingida por um tornado. O fenômeno natural atingiu 11 mil pessoas, conforme a última atualização da Defesa Civil daquela cidade. O número equivale a 50% da população taquaritubense.

Por conta da catástrofe, Ana Paula determinou que a equipe do Fundo Social de Tatuí entrasse em contato com as autoridades de Taquarituba para oferecer apoio. “Nós pudemos saber o que eles estavam necessitando mais”, contou.

A Prefeitura daquele município informou que os tatuianos poderiam colaborar com leite e roupas. A campanha começou a ser divulgada no dia 27 de setembro, registrando ponto de coleta na Matriz, no sábado, e na sede do Fundo Social (no Centro Cultural Municipal) nos demais dias da semana.

As doações obtidas no dia 27 haviam sido encaminhadas a Taquarituba no início da semana. Anteriormente, na quarta-feira daquela semana, o Banco de Alimentos “Zacharias Nunes Rolim” havia doado um caminhão de frutas e verduras.

“Tatuí sempre se mobiliza para ajudar os seus, mas, quando há uma situação específica, nos solidarizamos com os outros. É importante ajudarmos, porque nós nunca sabemos o que pode acontecer conosco”, disse Ana Paula.

Na mobilização de sábado, além de conselheiras, voluntárias do Fundo Social também contribuíram com a ação. A própria presidente da entidade participou da mobilização. Ana Paula abordou pessoas que passavam pela praça. “Toda equipe está conversando com a população, chamando para a ajuda”, falou.

A aposentada Clara da Silva Oliveira, 75, viu o movimento e decidiu colaborar com pacotes de arroz, de açúcar e feijão. Ela havia comprado os mantimentos em um supermercado. “Eu vi a situação da população daquela cidade e pensei que eu poderia ajudar um pouquinho”, contou.

Dona Clara, como é mais conhecida, afirmou que ficou abalada com a situação da população taquaritubense e que imagina o que os moradores atingidos estão sentindo.

“Eu já passei por necessidade, no tempo de criança, de comer canjica para não passar fome. No meu tempo de criança, ainda era pior. Não tinha as ajudas que têm hoje. Eu morava no sítio, então, sei da dificuldade do outro”, afirmou.

Durante a ação na Matriz, houve participação de entidades e grupos. Entre eles, 12 escoteiras do grupo Goyotin. Lideradas pela chefe de tropa Lucilene Dolores Pereira, as jovens percorreram as ruas centrais do município para divulgar a iniciativa e solicitar que a população contribuísse.

“Nós fizemos uma doação (de alimentos arrecadados durante a semana), mas estamos chamando a população para que colabore”, descreveu Lucilene.

A equipe efetuou o repasse de alimentos para a primeira-dama e o prefeito. Na ocasião, Manu destacou que Tatuí fez questão de auxiliar porque Taquarituba estava “passando por um momento de calamidade”. Disse que aquele município merecia apoio e que o fundo cumpriu com a missão de solidariedade.

O prefeito também convocou a população para contribuir com a ação e, durante a semana, entrou em contato com empresários locais para encorpar o apoio.

Além de alimentos (leite, itens de cesta básica, frutas, verduras e legumes), a entidade de Tatuí arrecadou 5.000 peças de roupas. As doações já foram entregues.