Prefeito inaugura laboratório de informática no b. Jardim Ternura





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Projeto de aulas de infromática à pré-escolas deverá ser estendido a outras creches

 

Quinta-feira, 24, a Prefeitura inaugurou o primeiro laboratório de informática em pré-escola do município. A inauguração aconteceu na Creche Municipal e Emei “Dr. Arthur Avalone”, no bairro Jardim Ternura.

Os computadores estão instalados em uma sala adaptada para crianças, e a bancada, onde foram colocados, é mais baixa, para facilitar o acesso. As aulas acontecerão para 84 crianças, uma vez por semana.

O evento contou com a participação do deputado estadual Rogério Nogueira (DEM), prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, secretária da Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, funcionários da creche e pais de crianças que frequentam o local.

A secretária da Educação explicou que, no momento, não há outras pré-escolas que irão receber uma sala de informática. “Ainda não temos condições, nós ainda estamos implantando no município, é um projeto-piloto”, afirmou.

Manu disse que a intenção é expandir para outras pré-escolas, pois é “uma ideia maravilhosa, mas ainda não há nada definido”.

Ângela iniciou a cerimônia de inauguração agradecendo aos presentes e afirmando que a sala de informática é muito importante para as crianças.

Trata-se de projeto-piloto para crianças de quatro e cinco anos. “Estamos inovando, essa é a primeira creche que está recebendo esse presente”, afirmou Ângela.

Ela comentou estar feliz com a conquista, pois “a tecnologia é a base de tudo. É muito importante que a gente já comece a formá-los (os alunos), estamos dando a base para eles”.

O prefeito Manu contou que o projeto de instalar uma sala de informática em pré-escola surgiu da Ângela e da equipe da Secretaria de Educação, e que ele ficou “encantado” com o local.

“Eu sei que qualquer pessoa que tenha filhos mais novos sabe como eles são cibernéticos, estão acostumados com essa tecnologia”, afirmou Manu.

De acordo com o prefeito, é essencial que as crianças já cresçam aprendendo a manusear o computador, porque ele pode ser uma ferramenta de trabalho futuramente.

“Esse é um projeto inédito, é a primeira pré-escola que tem um laboratório de informática para crianças dessa idade, e de graça. A partir dessa creche, nós vamos levar às outras do município”, ressaltou o prefeito.

“Parabéns pelas crianças, pelo incentivo na internet. Tudo que é educação, com todo investimento na educação, nós sabemos que vamos ter uma cidade e uma educação melhor”, comentou o deputado.

Conforme Nogueira, iniciar as crianças cedo no mundo tecnológico é fundamental para que elas cheguem ao ensino fundamental com uma base.

De acordo com Manu, esse projeto é como uma iniciação para o período escolar, para que os alunos iniciem o primeiro ano com uma base e aprimorem o conhecimento durante os ensinos fundamental e médio.

Segundo Ângela, as aulas serão desenvolvidas para oferecer conhecimento básico aos alunos. “Nós temos crianças que não sabem nem o que é um computador”, apontou a secretária.

“Apesar de, hoje em dia, a maioria da população já estar informatizada, nós ainda temos muitas crianças carentes que, realmente, nas casas não têm computador”, acrescentou.

Ângela disse que as crianças, primeiramente, irão aprender como manusear o computador, o que é e o que faz cada peça.

“Muitas crianças não sabem nem o que é o mouse. Então, em um primeiro momento, eles vão conhecer a máquina, para, depois, começarem a desenvolver projetos pedagógicos”, afirmou Ângela.

De acordo com a secretária, as aulas serão elaboradas por equipe integrada por professor, coordenador e supervisor, e adequadas à faixa etária das crianças.

“Os alunos não serão avaliados, o intuito é que eles conheçam, que comecem a dominar a máquina. Não é um processo avaliativo, somente de aprendizagem e conhecimento”, ressaltou Ângela.

A diretora da creche, Magda de Fátima Rodrigues Batista, falou da importância das aulas: “É a tecnologia inovando o processo educativo na Emei ‘Dr. Arthur Avalone’, com o objetivo de introduzir os alunos ao universo da informática, tão necessário nos dias de hoje”.

Visita deputado

De acordo com o deputado Nogueira, a visita dele não foi para inaugurar a sala de informática, mas somente para ver o prefeito, que o convidou ao evento.

Além da inauguração, o deputado visitou algumas obras com Manu. Depois, segundo a assessoria de imprensa de Nogueira, ele visitou a Igreja Quadrangular Catedral da Família.

De acordo com Nogueira, a visita não visava às eleições. “Agora, que estão liberando os recursos, estou procurando ir às cidades onde teve recursos meus, onde as pessoas me apoiaram”, comentou.

Conforme a assessoria, o deputado destinou R$ 740 mil em emendas parlamentares a Tatuí, para investimento em infraestrutura urbana e em uma creche.