Poupatempo Tatuí­ faz 5 anos com aprovação da população





O Poupatempo de Tatuí completa cinco anos de operações neste domingo, 20. No período, foram realizados 1,4 milhão de atendimentos, aproximadamente 32,3 mil por mês. De janeiro a outubro deste ano, foram 322 mil no posto local.

O órgão mais procurado no posto do governo estadual é o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que emitiu, em cinco anos, mais de 344 mil documentos, como CNH (Carteira Nacional de Trânsito) e licenciamento de veículo. Só neste ano, foram emitidos 84 mil documentos. A emissão da carteira de motorista é feita em 24 horas.

O IIRGD (Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt”) registrou mais de 199 mil atendimentos, como emissão de identidade e atestado de antecedentes criminais.

O E-Poupatempo, que oferece serviços públicos pela internet, como os da Nota Fiscal Paulista, consulta de multas de trânsito, pontuação na CNH, segunda via de conta, já realizou cerca de 260 mil atendimentos – 58 mil neste ano.

Além dos serviços do Detran, IIRGD e do E-Poupatempo, a agência de Tatuí possui os do Procon, que realizou quase 19 mil atendimentos em 2015, da Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo), com 11,5 mil atendimentos neste ano, e do Acessa São Paulo, com 4.080.

Para a administradora do posto, Sílvia Regina de Fátima Moura Lopes de Campos, o programa Poupatempo é referência em qualidade no atendimento público.

“Quando se fala em Poupatempo, se pensa em qualidade, em rapidez. Nosso prazo de emissão de RG é de cinco dias úteis, enquanto em cidades sem o posto pode chegar a até 60 dias”, afirmou.

Segundo a administradora, o posto faz avaliações internas de qualidade de atendimento e também pesquisas externas, como a realizada pela Fipe/USP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em 2014.

“Nosso posto teve 100% de aprovação dos usuários na pesquisa externa. Isso mostra que eles estão satisfeitos com os nossos serviços”, ressaltou Sílvia.

No Estado, o Poupatempo já realizou mais de 470 milhões de atendimentos, em 18 anos de programa, que conta com 68 unidades, instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral.

O posto atende à população somente com agendamento, que pode ser feito por meio do telefone 0800-772-36-33, pelo site poupatempo.sp.gov.br, ou pessoalmente, à avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, 135.

O Poupatempo Tatuí funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Durante o período de festas de final de ano, ficará fechado de 23 a 27 de dezembro e de 31 de dezembro a 3 de janeiro. O atendimento retornará ao normal no dia 4 de janeiro.