Pessoas de pele seca devem tomar alguns cuidados com o frio





Com as baixas temperaturas do outono e a aproximação do inverno, a pele fica mais ressacada e áspera, principalmente a das pessoas que já possuem a pele seca. Isso ocorre nessas estações frias porque a umidade relativa do ar fica mais baixa que a do verão, por exemplo.

O cirurgião plástico Ivan Machado pontua que a primeira coisa que as pessoas fazem com a chegada do frio é abandonar o uso do protetor solar.

“Nós continuamos tendo sol, e ele queima da mesma forma que o das estações quentes. A diferença é que, no outono e no inverno, não tem aquela sensação de calor”.

Por isso, Machado ressalta que o uso diário de protetor solar é recomendado em qualquer época do ano. No inverno, recomenda-se, ainda, o uso de hidratantes com filtro, ou a aplicação do protetor após o uso do creme.

O médico explica que o hábito de tomar banho muito quente e demorado é prejudicial à saúde da pele e faz com que ela fique ainda mais ressecada.

“Não é só o frio que resseca, a água quente também. O ideal é tomar banho gelado, mas, no inverno, fica difícil. Então, um banho morno é o mais indicado”.

Além da pele, os lábios sofrem com as temperaturas mais baixas, podendo surgir secura, descamação e rachaduras. Esses problemas podem ser evitados e prevenidos com o uso de hidratantes labiais, como a manteiga de cacau.

Os cabelos também sentem os efeitos das estações mais frias, justamente pelos banhos mais quentes e pelo uso mais constante de secadores. Isso porque as altas temperaturas removem a camada que protege e lubrifica os fios, deixando o cabelo ressecado, quebradiço e com pontas duplas.

Para evitar esses danos, Machado destaca que a hidratação, assim como no caso da pele, é o melhor remédio. Além disso, a utilização de xampu e condicionador adequados e água morna na lavagem ajudam bastante a manter os cabelos hidratados.

O cirurgião plástico lembra que o “grande segredo” é beber muita água. “No inverno, como se transpira menos, as pessoas acabam bebendo pouca água. Mas, ela é fundamental para o organismo, a textura da pele e o brilho do cabelo”.

Segundo o médico, aqueles que têm a pele oleosa, normalmente pessoas morenas e negras, não sentem tanto os prejuízos causados pelas baixas temperaturas. “Geralmente, elas até se sentem mais confortáveis, pois melhora a transpiração e a secreção sebácea da pele diminui”.

Já os que têm a pele seca, normalmente pessoas mais claras, sentem com mais intensidade o desconforto do inverno. De acordo com Machado, a pele fica áspera e pode até esfarelar, principalmente nos idosos.

Ele também informa que, nas estações mais frias, como o outono e o inverno, existe uma procura maior pelos tratamentos estéticos, como o clareamento de pele. “Essa é a época mais procurada para reparar tudo aquilo que o verão estragou”, observa o cirurgião.

Ele explica que, normalmente, são tratamentos com laser, ácido e cremes esfoliantes, que podem irritar a pele e causar vermelhidão temporário. Por isso, é mais indicado fazê-los nas estações mais frias.

“Para tratar a pele, não pode ficar no sol. Então, é mais fácil no inverno, porque dificilmente as pessoas vão à piscina, ou clube e a lugares mais abertos”.

Machado ainda informa que, no consultório dele, a maior procura nesta época do ano é por clareamento de manchas no rosto e no dorso da mão.

Alimentação

Para a dermatologista Bethania Swiczar, manter a alimentação saudável também é importante no outono e no inverno. Ela orienta comer verduras, frutas e hortaliças, pois esses alimentos são fontes de antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele.

Segundo a médica, castanhas, nozes e amêndoas são alimentos ricos em vitamina E, selênio e outros antioxidantes, assim como os que contêm ômega 3 (peixe e linhaça). “A soja deve ser adicionada à dieta, pois é rica em isoflavonas, que evitam o ressecamento e mantêm a elasticidade da pele”.

Bethania reforça que a ingestão de água durante o inverno (no mínimo, dois litros por dia) é extremamente importante para a hidratação de todo o organismo, mantendo a pele macia e elástica.